"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

MARTA CAI NA ARMADILHA POR ELA MESMO CRIADA

 

 Apesar das férias nos tribunais superiores, este mês, dirigentes do PT já iniciaram sondagens junto ao Tribunal Superior Eleitoral para saber se a ex-ministra e senadora Marta Suplicy tem direito a mudar de partido. Porque a lei é clara: só não perde o mandato o fujão que vier a se inscrever num partido em formação ou que consiga provar estar sendo perseguido e prejudicado em sua legenda.

Como o PT não tomou uma só iniciativa contra Marta, ao tempo em que ela formulou duríssimas críticas a seus líderes, poupando apenas o ex-presidente Lula, vai ficando clara a estratégia dos companheiros: se a senadora bandear-se para outro partido, visando na verdade obter registro de candidata à prefeitura de São Paulo, ano que vem, os companheiros buscarão obter no TSE sentença capaz de cassar-lhe o mandato.

Será a vingança do PT diante da descontrolada Marta, que por razões de presunção e egoísmo não se conformaria com a candidatura de Fernando Haddad à reeleição, hipótese mais do que certa nos arraiais petistas. Imaginando dispor de cadeira cativa de candidata à prefeitura paulistana, apesar de duas derrotas inequívocas, e confiando numa popularidade que perdeu faz muito, a ex-ministra estaria preparando seu desembarque do partido que ajudou a fundar.

Mas só tem uma alternativa: provar que vem sendo perseguida e maltratada pelos companheiros. Estes, no entanto, adotam a estratégia de não revidar suas diatribes e aleivosias, buscando demonstrar à Justiça Eleitoral a inviabilidade do hipotético pedido de desligamento da senadora. Hipotético porque ela mesmo tem dúvidas sobre a perda de seu mandato.

SEM FUTURO

Mesmo assim, no PT Marta não tem futuro. Primeiro porque a vez é do atual prefeito pleitear a reeleição, depois porque os termos de sua entrevista ao Estado de S. Paulo foram considerados profundamente grosseiros, começando pela afirmação de que o PT “ou muda ou acaba”.
Depois, por partir para a intriga, sustentando que Aloysio Mercadante é mentiroso e vem traindo o Lula, “que não manda mais nada no partido”, chamando depois o presidente Rui Falcão de traidor. Isso para não falar de seus conceitos sobre a presidente Dilma Rousseff, “cuja política econômica fracassou” e que “não deixa sua equipe trabalhar”.

Em suma, a ex-ministra do Turismo parece haver caído na armadilha que ela mesmo montou, ainda que se deva aguardar o desdobramento da crise. Haddad pode ficar pior do que já está, o Lula pode vir a afastar-se ainda mais de Dilma e o Tribunal Superior Eleitoral poderá considerar que Marta vem sendo perseguida, mesmo se for por suas próprias ilusões e sua empáfia ilimitada…

6 comentários

13 de janeiro de 2015
Carlos Chagas

Nenhum comentário:

Postar um comentário