"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 31 de janeiro de 2015

LÁ DAS BANDAS DO SANATÓRIO...

INDA QUE MAL PERGUNTE...

O que é que Cuba tem que nós tanto precisamos? E a Venezuela, tem o quê para nós outros?... E terão os EUA algo que a gente não tem, mas que pode trocar com o que nós temos e ele não têm?

E, no entanto, o governo Dilma-2 repete o governo Dilma-1 e se desmancha de amores por que Raúl Castro nos manda médicos e mais médicos, para o Mais Médicos, sem parar.

E, no entanto, Dilma-2 é tão tapada quanto Dilma-1 que não consegue ver que está caindo de Maduro que a Venezuela nada tem para nos oferecer, posto que já não oferece nada nem mesmo aos próprios venezuelanos.

E, no entanto, Dilma-2 é tão arredia e rude quanto foi Dilma-1 arredia e rude ao País de Obama, por que ele nos bisbilhotou e ainda mandou para a barra dos tribunais americanos Dilma, Graças, Gabriellis, Lulas, Paulinhos, Cerverós e meio mundo enrolado na Petrobras em malfeitorias, engodo, corrupção e lavagem.

Então, inda que mal pergunte: o que é que Dilma-2 acha que eles têm que nós não temos?

BARRACO NA REUNIÃO
DOS CLUBES CARIOCAS
Presidente da Federação do Rio cortou fundo da mãe do presidente do Flamengo. 

Se ainda lhe interessa o que anda acontecendo com o esporte preferido no antigo País do Futebol, então saiba que hoje deu bode na reunião entre presidentes dos grandes clubes do Rio na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio.

Eduardo Bandeira de Mello, presidente do Flamengo, se mandou do barraco da federação antes que terminasse o tal encontro de cobras criadas. O cartola rubro-negro saiu chateado porque o presidente da casa cortou fundo da mãe dele. Mãe dele, Bandeira de Mello. O cara cortou da mãe, assim como se ela fosse a genitora de um reles juiz de futebol.

E o dirigente flamenguista saiu fora, se queixando vexadíssimo: "O presidente da federação se emocionou e usou até palavras de baixo calão, coisas que não posso reproduzir, ofendeu minha mãe. Me retirei porque não posso conviver com isso".

Dizem repórteres atilados desse submundo esportivo que o presidente da federeca teria sugerido ao presidente do Mengo que ele fizesse com a nota oficial emitida em parceria com o Fluminense coisas impublicáveis; coisas inimagináveis de se fazer em sociedade.

Então Bandeira de Mello retirou-se do barraco. Se ele seguisse a sugestão do desafeto, não poderia conviver com isso. Bem fez ele em se rebelar. E melhor fez ainda, quando se retirou antes que o cartolão mal-educado tivesse outras ideias piores.
DILMA "ENFURECIDA"

Assessores das redondezas de Dilma Vana tiveram a ousadia de vazar para a imprensa que ela ficou "enfurecida" com cálculos de perdas feitos pelos contadores da Petrobras. Essa valentia vai custar caro para esses açodados porta-vozes. Todo mundo sabe que ela não fica enfurecida; Dilma fica "estarrecida". Estarrecida, viram?!? Pode crer, vai abrir vaga de falastrões lá no Palácio. E não se fala mais nisso.

Quer dizer, não se fala uma ova. O que a gente estranha é que ela, maior coringa nesse jogo de cartas marcadas dentro daquela estatal, fique "enfurecida" - falo assim, por que não sou nada dela, nem da lavanderia dela - repito, "enfurecida" com os cálculos das perdas, mas não fica "estarrecida" com as perdas, com os danos e nem com as razões das perdas e danos.

VIOLÊNCIA URBANA
Em São Paulo, um empresário reagiu a um assalto e foi morto a tiros. No Rio de Janeiro, uma professora não reagiu a um assalto e foi morta a tiros. Em caso de assalto, não reaja nunca. Morra sem sobressaltos. O Brasil da Silva está fora de controle. E o ministro da Justiça da Dilma se preocupa com o controle da mídia.

QUE SECA!
Então é isso mesmo, 55% dos novos médicos foram reprovados no exame do CRM paulistano. O padrão do ensino nas faculdades de Medicina desse Brasil Dilma da Silva está abaixo do nível do sistema da Cantareira.

TEM QUE BOTAR O BLOCO NA RUA
Não, eu não acho que Maria da Graças Foster deva deixar a presidência da Petrobras. O valor de mercado das máscaras com a sua cara para esse Carnaval caíria vertiginosamente. E também acho que o Sérgio Gabrielli e o Lula não deveriam fugir do País e nem dos camarotes das cervejas e do Corinthians nesse período momesco. Afinal, a folia lá na Petrobras não termina assim, duma hora pra outra. Todo mundo quer ver a Operação Lava Jato botar o Bloco do Bunga-Bunga na rua.

QUE MAL PERGUNTE...
Quem foi que fez aquela terceira dentição do Joaquim Levy? Ele não está sempre rindo assim como vocês pensam. É que os dentes - tanto inferiores quanto os de cima - ficaram grandes demais. O protético errou nos moldes. Agora, ele não consegue fechar a boca. O homem está sério e vocês pensam que ele está sorrindo.

BELO MONTE...
Dalton Avancini, presidente da construtora Camargo Corrêa, pode fechar a qualquer momento acordo de delação premiada com a Operação Lava Jato. Desde de novembro, ele está residente e domiciliado nos alojamentos adequados da Polícia Federal do Paraná. Avancini deve contar tudo que sabe e mais um pouco sobre as obras da usina hidrelétrica de Belo Monte. Aí sim é que o Brasil vai saber Belo Monte de quê é aquilo lá.

QUE MAL PERGUNTE-2...
O que seria do Carnaval deste ano sem as máscaras de Cerveró, Graça, Lula e Dilma Vana?
 

PRESIDÊNCIA DO SENADO

Para quem tem refluxo, ou sofre de azia e mal-estar, prepare seu estômago porque neste domingo Renan Calheiros deve ter os votos necessários para derrotar e catarinense Luiz Henrique na luta intestina do PMDB pela presidência do Senado.

O Planalto torce para que tudo fique do jeito que está na Câmara Alta do Congresso Nacional. Dilma e Renan são apenas bons amigos, mas sabem o que um gosta que o outro goste no outro. Há controvérsias. Tem quem diga que é justamente o contrário.

Dilma já estaria cansada do jeito de "negociar" de Renan e estaria promovendo, por baixo dos panos, a candidatura de Luiz Henrique.

Aí é o seguinte: o melhor para o Brasil seria fechar o Senado. O sistema bi-cameral é um massacre político para um país que, há muito tempo, deveria ser parlamentarista. Com um primeiro-ministro e tudo mais para dar um jeito no poder desmedido dos presidentes que tem tido.

PRESIDÊNCIA DA CÂMARA
Na Câmara, o carioca Eduardo Cunha continua sendo, para o bem e para o mal o favorito, da disputa deste domingo pela presidência da Câmara dos Deputados. Ele é um angu de caroço para o Palácio do Planalto. Dilma não sabe se ele será pior ele presidir a Câmara, ou ficar como líder ferido e raivoso do PMDB cutucando o Palácio o tempo todo. Cunha deverá ganhar a luta contra Arlindo Chinaglia. De qualquer maneira, com qualquer um dos dois, o Brasil sai perdendo.

RESULTADOS DA LAVA JATO
Até  aqui, o balanço feito pela coordenação da Operação Lava Jato, os resultados até esta segunda fase são os seguintes: foram instaurados 279 procedimentos; 150 pessoas e 232 empresas estão sob investigação. Foram expedidos 37 mandados de condução coercitiva e 60 mandados de prisão foram cumpridos. A Lava Jato fechou 12 acordos de delação premiada e instaurou 18 acusações criminais contra 86 pessoas. Os crimes que rolam na pauta da operação, são: corrupção, cvrimes contra o sistema financeiro, tráfico transnacional de drogas, crimes contra o sistema financeiro nacional, formação e organização criminosa, lavagem de ativos e outros. E a terceira fase da Lava Jato está apenas começando.
 
O RIO À BEIRA DO
RACIONAMENTO D' ÁGUA

Pois então, minhas queridas e meus queridos, estou "estarrecido" - boto aspas pelo prazer de imitar o jeito de ser e de dizer da president@ - por que o Rio de Janeiro está com o olho que é uma rosa diante da iminência de um prolongado e senegalesco racionamento de água.

Então, estou deveras "estarrecido", meu povo. Os governantes do Rio não tiveram dinheiro - nem vontade política - para investir no abastecimento de água, mas têm grana aos borbotões para as obras grandiosas da Olimpíada do ano que vem.

Mas, estou assim "estarrecido" por que sou burro, não sou uma vaca que tosse. Do contrário, eu saberia que Copas e Jogos no Brasil deixam legados.

RODAPÉ - Os cariocas estão estarrecidos também. Eles não querem exalar aromas corporais como os franceses, assim do jeito que pela falta d'água os paulistas já andam fazendo das tripas coração para não exalar.

MÁSCARAS DO CERVERÓ
Cerveró, o que mete medo na Dilma e na Graça juntas, vai acionar a Justiça para impedir o uso de máscaras com a sua cara no Carnaval. De minha parte eu gostaria que a Justiça impedisse a cara de Cerveró grudada no pescoço do Cerveró, de circular pelas ruas desse País por muitos e muitos anos.

AINDA NÃO HÁ PROGRAMA
MAIS ADVOGADOS

Nada menos de 55% dos novos médicos foram reprovados em exame do Cremesp. Qualquer dia dá empate nas provas do Cremesp com os exames da OAB.

De qualquer maneira a gente sabe que os bacharéis em Direito tem muito mais com que se preocupar do que os médicos recém-saídos dos bancos acadêmicos.

É que o governo ainda não inventou o programa Mais Advogados e nem pensou ainda em trazer causídicos cubanos, sem necessidade de registro na Ordem.

Já o estudante de medicina que quiser emprego na hora, é só se exilar uns dias em Havana e na volta mandar o CFM ir procurar sua tchurma.

RODAPÉ - Nem médicos e nem advogados têm culpa do baixo nível do Ensino Superior nesse Brasil da Silva. Isso é coisa do MEC.

VOU CAÇAR E PESCAR
Domingo é dia, de pescaria ô... E lá vou eu de caniço e samburá... É o que eu vou ter que fazer. Não vai dar mais nem pra comprar a cesta básica. Como bom nativo dessa Terra Brasílis vou apelar para a pesca e a caça. E todo dia vai ser dia de índio. E então, domingo é dia... Dia 1° de fevereiro, data em que a conta de luz vai tomar um tronchaço de 27,6% e a gasolina vai levar 8% de aumento.

 
O PALÁCIO DO PLANALTO
SABE DE TUDO
Nem precisa mais "descobrir e investigar", basta "punir".

Deixa ver se me explico bem... Quero dizer que esse balanço trimestral divulgado pela Petrobras sem contabilizar a corrupção e sem auditoria é um deboche, um acinte à sociedade brasileira e uma prova irrefutável de que o crime organizado não só tomou de assalto aquela que foi a maior empresa petrolífera do Hemisfério Sul, como continua assaltando à mão desarmada esse País, sem medo de ser feliz.

E o crime organizado não age só de dentro pra fora; agora se sabe que o Palácio do Planalto foi que mandou que o balanço fajuto, atrasado e incompleto - propositadamente incompleto e fajuto - fosse apresentado à Nação.

O crime organizado age em mão dupla: de dentro para fora e de fora para dentro. E isso é que é o melhor dessa história de gangsterismo. O melhor de tudo é justamente isso: Graça Foster foi orientada pelo Planalto a fazer o que fez.

O melhor? Vocês acham que eu deveria dizer o pior de tudo e não o melhor... Mas não, eu estou certo e feliz da vida. É o melhor de tudo, sim senhor; o melhor de tudo, porque agora a gente já sabe que o Palácio, a Presidência e quem quer que esteja sentado naquela cadeira com o espaldar mais alto da República sabe de tudo e agora se revelou cúmplice.

É disso que se tem que falar. É isso que o Ministério Público Federal tem que denunciar. Nem precisa seguir a cartilha que Dilma Vana leu de improviso no solene ato em que deu posse a si mesma, lá no Congresso Nacional, quando falando sobre corrupção, estofou o peito e bravateou que "precisamos descobrir, investigar e punir".

Então, minhas queridas e meus queridos, já se descobriu, não é preciso mais mandar a Polícia Federal investigar... O réu é confesso. Basta punir. E punir quer dizer, devolução do roubo aos cofres públicos e cadeia para os malfeitores. É só isso que precisa ser feito agora, para que amanhã ou depois, o Brasil "não tenha baderna".
 
SÓ MAIS CARO
Não há nada de novo nesses três candidatos - Arlindo Chinaglia (PT-SP), Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Júlio Delgado (PSB-MG) - à Presidência da Câmara dos Deputados. A diferença é que, dentre esses três disputantes, se o Eduardo Cunha ganhar, Dilma Vana vai ter que pagar muito mais caro para o Parlamento permitir que ela faça o que bem entenda.
 
OS 39 PINTINHOS SOB
AS ASAS DA GALINHA

 Depois daquela consagradora reunião, na Granja do Torto que o direito já tá morto, quando Dilma Vana personificou a bondosa galinha botando embaixo das asas os seu 39 pintinhos, ela agora vem a público dizer para as raposas da mídia obediente que "não traiu promessas de campanha".

Ah tá, não faltava cacarejarem mais nada nos meus ouvidos moucos e cansados nesse poleiro em que me socaram.

Pois, faltava sim. Dilma Coração Ambivalente & Acolhedor ainda deu uma ciscada faceira e acolhedora para os lados do galinheiro da Petrobras, maior galinhagem da história desse país.

Sabe duma coisa? Essa primeira-dona do terreiro é mesmo sem noção. Ela acha que é só porque ela diz que alguma coisa é o que é, para ser o que ela diz.

Acha que por chamar seu governo de novo, não está botando um enorme ovo.

Ela acha que por dizer que seu governo é uma democracia, então essa bostica que aí está em cima da gente é mesmo uma democracia.


Minhas queridas e meus queridos, sabem lá vocês o que eu, "estarrecido", já estou achando?

Acho que ela não é galinha da Granja do Torto, nem do direito que já tá morto, coisa nenhuma.

Ela canta de galo. E, vaidosa, impertinente e extasiada como o galo, pensa que o sol nasce a cada dia só porque acabou de cantar.

PESQUISA
Está comprovado, 45% dos brasileiros não usam camisinha. Tá, a notícia parou aí. Não quiseram dizer que o resto não sente falta nenhuma.

PETROBRABA
As ações da Casa da Graça Foster caíram ontem 11,8%. É o programa governamental Petrobras 1,99.

CASA DA GRAÇA
A Petrobras não teve a menor vergonha de apresentar o balanço do último trimestre do ano passado e perdido atrasado e incompleto. Não computou a roubalheira que ultrapassa fácil, fácil os R$ 88 bilhões de prejuízo. É o primeiro balanço na história desse país que vale como um zero à esquerda.

DILMA É RÉ
Dilma Coração Valente & Impoluto é ré na Justiça... dos Estados Unidos. Lá, ela é tida e havida como companheira da pandilha de Sérgio Gabrielli, Maria das Graças Foster, Duques, Cerverós, Paulos Robertos e similares. Os acionistas querem ver a cor do seu dinheiro que tomou Doril e sumiu.

A MANCHETE
Nesta quarta-feira, Nestor Cerveró - depois de desistir de repente e não mais que de repente, de arrolar Dilma Vana como testemunha - estranhamente não abriu tugiu nem mugiu na Polícia Federal. Teve lá suas razões. Uma delas, decerto, é que ele abriu o olho e não sabe até onde vão as semelhanças entre Dilma Vana e Cristina Kirchner; outra delas, é que ele não tem a menor culpa pelo que aconteceu com o promotor argentino Alberto Nisman. Em todo caso, a minha manchete para o silêncio que vale ouro seria: Cerveró cala e consente.

DE VERMELHO, SEM BLACK
Ontem à tarde, em São Paulo, coisa de 500 manifestantes, portadores de bandeiras e pirulitos vermelhos e estrelados, trancaram por bom tempo a Marginal Pinheiros. Um tremendo transtorno para o já conturbado trânsito da maior capital do Hemisfério Sul. O desfile começou e terminou na mais santa paz. É que, quando há bandeiras e pirulitos vermelhos, não há Black Bloc nas ruas.

MÁQUINA MORTÍFERA
E assim é que, desde que a redemocratização do Brasil começou com Zé Sarney de presidente em 195, o crime organizado saiu das ruas e foi parar dentro do Estado. Como, Fernandinho Beira-Mar comanda o crime chinelão de dentro das celas dos presídios, os sucessores de Zé Ribamar vêm comando o crime organizado de seus gabinetes espalhados pela mortífera máquina pública que nos manda e desmanda.

O VICIADO É O MERCADO
O tiroteio, o bala com bala, a mortandade entre polícias pacificadores armados até os dentes e os traficantes no Rio de Janeiro, são a mais perigosa e desumana guerra urbana. Violência gera violência. O combate ao tráfico só vai ter resultado quando a Justiça for igual para quem vende e para quem compra droga. Sem viciado, traficante não tem mercado.

OS VELHOS TEMPOS
ESTÃO VOLTANDO

Um dos maiores caranguejos da política brasileira - só puxa pra trás - Zé Serra já era e não sabe. Mas é senador da República outra vez. E vai incomodar e muito o governo Dilma-2. E vai incomodar e muito a própria oposição Aécio-2 para a sucessão em 2018.

Em todo caso, ele já começou a fazer estrago dos dois lados. Serra, malgrado sua conhecida murrinha é menos chato que Eduardo Suplicy - o que não chega lá a ser grande vantagem. Zé Serra, se tirar da cabeça que tem que ser candidato a presidente, será um dos melhores quadros do Senado nessa temporada que está apenas começando.

Ele agora está jogando todas as fichas e apostando que Dilma Vana não chega ao fim do mandato. Para ele o que está acontecendo agora no Brasil é "um completo desgoverno" agravado pela crise econômica e pela corrupção deslavada.

Zé Serra comparou ontem o clima atual no país aos tempos de Jânio Quadros e João Goulart. Se você não tá lembrado, dá licença de contar: Jânio foi eleito e pediu as contas com meio ano de governo; Jango passou de vice a presidente e foi tirado cavalo por uma junta militar.

Zé Serra aposta que os velhos tempos estão voltando.
 
31 de janeiro de 2015
sanatório da notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário