"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

A INCÓGNITA MARIA DA SELVA

Por que Marina Silva não assume que é contra o modelo atual do pré-sal? Para não perder votos no Rio de Janeiro e entre os ambientalistas?
 https://www.youtube.com/watch?v=yFDEHn0SV8M&feature=player_embedded

Em entrevista ao Roda Viva, em 2009, Marina Silva foi muito clara em manifestar a sua opinião sobre o pré-sal: não é prioridade, é energia fóssil e não deve ser o futuro das fontes de energia para o país. Mas esta não foi a sua única manifestação. 

Ao UOL, ela deu uma entrevista, em junho de 2010, com o mesmo teor, mas manifestando a sua contrariedade quanto ao modelo de partilha dos royalties e a falta de cálculo dos custos ambientais, citando o desastre ecológico do Golfo do México.  

Neste vídeo, em entrevista para a TV Cultura, Marina manifesta claramente que é contra o modelo de distribuição dos royalties, que, segundo ela, "não foi o melhor", pois a distribuição deveria ser "equânime" entre todos os estados. 

Além disso, Marina, em entrevista a Rádio CBN, em maio de 2010, propôs usar os royalties da exploração de petróleo na camada do pré-sal para manter a Previdência Social nas próximas décadas. Na oportunidade, reafirmou que a distribuição dos royalties não deve ficar apenas com os estados produtores. “Os produtores devem ser valorizados, mas riquezas devem ser compartilhadas por todo o país”. 

Outra declaração tipicamente marinista dada em viagem ao Tocantins, dizendo que o pré-sal deve contribuir para o fim do pré-sal: “Temos que sair do mal necessário para o bem desejável, que são as energias limpas, renováveis, seguras. Vamos ter que sair da idade dos combustíveis fósseis não por falta deles, é porque temos que produzir a energia do século 21, a energia da crise ambiental global que pode destruir o planeta”. 

 Por fim, já em outubro de 2013, Marina Silva deixou claro sobre como irá frear o desenvolvimento do pré-sal, da mesma forma que freou o desenvolvimento energético e do agronegócio quando foi ministra: pelo travamento do licenciamento ambiental. Disse ela ao Roda Viva:
 
“As empresas vão começar a operar sem os devidos requerimentos para evitar desastres”, afirmou Marina, lembrando do grande vazamento de óleo ocorrido no Golfo do México em 2010. Previsto pela Lei 9.966, de 2000, o Plano Nacional de Contingência (PNC) ainda está sob avaliação da Presidência da República, de acordo com o Ministério de Minas e Energia.
 
10 de setembro de 2014
coroneLeaks 

Nenhum comentário:

Postar um comentário