"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 22 de dezembro de 2013

CIA AJUDOU COLÔMBIA A MATAR LÍDERES DAS FARC - DIZ JORNAL

‘The Washington Post‘ revelou que EUA forneceram ao país ‘bombas inteligentes’ capazes de acertar alvos com precisão


Um programa secreto da CIA ajudou o governo colombiano a matar mais de 20 líderes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), de acordo com uma reportagem deste domingo do "The Washington Post".

O jornal revelou que a Agência Nacional de Segurança (NSA) também forneceu "ajuda substancial de espionagem" à Colômbia.
 
A publicação indica ainda que os Estados Unidos providenciaram ao país um sistema movido por GPS que transforma munições normais em "bombas inteligentes", capazes de acertar o alvo com precisão, mesmo que ele esteja na selva.
 
A reportagem se baseia em entrevistas com mais de 30 autoridades atuais e antigas dos Estados Unidos e da Colômbia, que falaram sob condição de anonimato, uma vez que o programa, aprovado em 2000 pelo então presidente George W. Bush, é confidencial e se encontra em curso.
 
22 de dezembro de 2013O GLOBO
COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário