Campanha promocional que acontece nesta sexta-feira passa ainda longe das super ofertas americanas; mesmo com dólar alto, compensa comprar no exterior
Black Friday, evento que reune descontos de até 80% em milhares de produtos em todo país. Na foto consumidores em busca de ofertas em um supermercado na zona leste de São Paulo , na madrugada desta sexta-feira (29) - Ivan Pacheco
A Black Friday nos Estados Unidos é famosa pelos excessos: muitas pessoas nas lojas e descontos tão avassaladores que resultam em brigas entre consumidores. O evento do comércio ocorre pelo terceiro ano consecutivo no Brasil, trazido pelos donos do site Busca Descontos, mas não é atrativo o suficiente para fazer com que os clientes se estapeiem pelos produtos.
Mesmo com descontos, os artigos comercializados no Brasil ainda são muito mais caros do que nos Estados Unidos. Nem mesmo a alta do dólar é suficiente para que os preços se equiparem. A moeda fechou esta sexta-feira cotada a 2,33 reais.
Um console XBox 360, da Microsoft, de 250 GB, por exemplo, custa no Brasil 1.098 reais, já com o desconto da campanha, no Walmart. Nos EUA, a loja de eletrônico B&H vendeu, nesta sexta, o mesmo produto por 444 reais (189,99 dólares). Além do console e do controle sem fio que ambas as ofertas abrangem, a americana ainda dá ao consumidor quatro jogos.
Se observado o valor de uma batedeira da marca KitchenAid, por exemplo, a diferença é abissal: custa 1.400 reais com desconto na FastShop e 465 reais (199 dólares) na loja Target, nos Estados Unidos. Confira outros produtos cujos descontos no Brasil não chegam nem perto dos ofertados nas lojas americanas.
Black Friday brasileira é muito mais cara que nos EUA
Evite dores de cabeça na Black Friday
1 de 5
Pesquise
A pesquisa de preço com antecedênciaé essencial para evitar duas coisas: cair na maquiagem de preço de varejistas, problema visto no ano passado, e evitar pagar mais do que o orçamento deixa. Veja sempre o preço do produto desejado em mais de um site. Outra dica é fazer uma lista do que se quer comprar antes da promoção e se ater a ela para evitar gastos desnecessários. Assim, corre-se menos risco de comprar por impulso e de se arrepender depois.
30 de novembro de 2013
Veja
Nenhum comentário:
Postar um comentário