"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 15 de março de 2019

REPOSTAGEM: TOFFOLI REAGE E MANDA INVESTIGAR PROCURADORES E AUDITORES QUE ATUAM NA LAVA JATO

Inquérito aberto nesta quinta-feira pelo presidente do Supremo vai investigar ataques ao Supremo Foto: Jorge William / Agência O Globo
Toffoli faz retaliação à denúncia de irregularidades de sua mulher
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, abriu nesta quinta-feira um inquérito para apurar ofensas consideradas criminosas à Corte e seus integrantes. Entre os alvos, estão procuradores da Lava-Jato que postaram vídeos na internet conclamando a população a tomar partido no julgamento de hoje, como Deltan Dallagnol. Outro investigado será o procurador Diogo Castor, que publicou um artigo no site “O Antagonista”.
Ele escreveu que a Justiça Eleitoral, “historicamente, não condena ou manda ninguém para a prisão”, dizendo que o tribunal preparava um “golpe” contra a Lava-Jato.
MULHERES DOS MINISTROS – Também será investigada a ação da Receita Federal, que recentemente incluiu o ministro Gilmar Mendes, sua mulher, a advogada Guiomar, e a mulher de Toffoli, a advogada Roberta Rangel, em uma lista de movimentações financeiras suspeitas, para serem averiguadas.
A suspeita é de denunciação caluniosa, pois a investigação preliminar teria chegado a conclusões graves sem provas concretas.
O relator do caso é o ministro Alexandre de Moraes. Deve ser designado um delegado da Polícia Federal e um juiz auxiliar para conduzir as investigações. As apurações não terão a participação da Procuradoria-Geral da República (PGR), como os outros inquéritos que tramitam no tribunal.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – A decisão de Toffoli pode configurar abuso de autoridade, porque ele é parte interessada na investigação. Aliás, até hoje o ilustre ministro não explicou aqueles R$ 100 mil mensais que sua mulher deposita (ou depositava) todo mês na conta bancária dele. Afinal, o povo quer saber… 
(C.N.)

15 de março de 2019
Carolina BrígidoO Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário