"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

CADA VEZ MAIS ISOLADO, ORTEGA SE VOLTA CONTRA OPOSIÇÃO DA NICARÁGUA


Pressionado pela comunidade internacional que lhe pede mudanças democráticas, o ditador da Nicarágua, Daniel Ortega, endureceu sua posição contra seus opositores.

Duas missões da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) foram expulsas na quarta-feira (19), acusadas de ingerência na política da Nicarágua.

O jornalista Carlos Fernando Chamorro, um crítico ferrenho de Daniel Ortega, considerou que “estamos em uma crise terminal”. Para ele, o ditador levou o país para “o precipício (…), destruindo a economia e a convivência, e só pode se manter pelo terror”.

Dias atrás, a Polícia revistou e ocupou as redações do jornal digital Confidencial e seus programas de televisão Esta Semana e Esta Noche, de Chamorro.

Uma economia que projetava um crescimento de 4,9% para este ano se contrairá 4% pela crise, segundo o Conselho Superior da Empresa Privada (Cosep), que fala em perdas milionárias.

O conselho também alerta para o fechamento de mais de 7.000 pequenos e médios negócios e da perda de mais de 400.000 vagas de trabalho.

Segundo os empresários, em 2019, a economia se contrairá 11%, se não houver uma saída para a crise política.Adaptado da fonte ISTOÉ

21 de dezembro de 2018
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário