Há anos venho escrevendo contra as pesquisas eleitorais. A meu ver, deveriam ser proibidas. Começam a ser feitas um ano antes das eleições e podem ser manipuladas até a reta final, não há o menor controle nem fiscalização. A indução pode ser facilmente feita, dependendo da ordem em que as perguntas são apresentadas (se é que são…). Mas o fator mais negativo é que as pesquisas levam à polarização entre dois candidatos, pelo fenômeno social do chamado “voto útil”, pois muitos eleitores acabam mudando a preferência, quando percebem que seu candidato predileto deve perder a eleição.
Há quem acredite piamente nas pesquisas, eu respeito a opinião alheia, mas minha ironia não chega a tanto, devido aos múltiplos exemplos que nos levam ao descrédito, sem falar nas urnas eletrônicas “invioláveis”, numa época em que até os computadores do Pentágono podem ser pirateados.
MAIOR EXEMPLO – Se quer saber sobre confiabilidade das pesquisas, é só perguntar ao Silvio Santos. A pesquisa de audiência das televisões aqui no Brasil é monopólio do Ibope, que instala aparelhos de contagem na casa dos telespectadores, segundo as diferentes classes sociais, o que significa que a maioria dos equipamentos tem de estar instalada na camada mais pobre da população.
Certa vez, em São Paulo, a TV Record saiu do ar, por um problema técnico, mas continuou dando audiência. Mesmo fora do ar, o número de aparelhos ligados na Record foi aumentando, o Ibope foi subindo, sem explicação.
Silvio Santos ficou furioso, interpelou o Ibope e foi informado de que a Record continuou ganhando audiência por causa da “expectativa da volta”. Ou seja, os telespectadores ficavam ligados esperando para saber o motivo de a emissora ter saído do ar.
SILVIO REAGE – A reação de Silvio Santos foi brilhante. Colocou um carro zero km no palco de seu programa e anunciou que seria entregue ao primeiro telespectador que tivesse em casa o aparelhinho do Ibope. E não apareceu ninguém…
No programa seguinte, Silvio Santos aumentou a oferta: se aparecessem duas pessoas que tivessem o aparelho do Ibope em casa, seriam entregues dois carros; se fossem 20 pessoas, cada uma ganharia um automóvel.
Mas as semanas se passaram e não apareceu nenhuma pessoa que tivesse o aparelhinho do Ibope, embora a maioria supostamente esteja instalada em casas de pessoas pobres, sem chance de ter um carro zero km. Silvio ameaçou criar seu próprio instituto de pesquisa, o Ibope do SBT aumentou expressivamente, ficou em segundo lugar, vencendo a Manchete e a Band (a Record ainda não era do bispo) e ficou tudo por isso mesmo.
MAIOR PREJUDICADO – O senador Alvaro Dias (Podemos-PR) é um excelente candidato, mas é prejudicado pela pesquisas. Muitas pessoas que o consideram bem dotado para o cargo acabam não votando nele, pela teoria do voto útil, que beneficia quem está no alto das pesquisas.
Esta é a minha opinião. Posso estar errado, é claro, mas acompanhei de perto esse lance do Silvio Santos, porque na época eu trabalhava na TV Manchete. Fiquei impressionado, ao constatar que ninguém tinha o aparelhinho do Ibope em casa. Se alguém tivesse, é claro que apareceria lá no SBT para ganhar o carro zero km.
24 de julho de 2018
Carlos Newton
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