"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 24 de julho de 2018

CONVENÇÃO DO PSB VIRA CRISE EM MNINAS GERAIS E NEM TRATA DO APOIO A CIRO GOMES


Politica - Belo Horizonte, Mg. Convencao do PSB. Fotos: Leo Fontes / O Tempo - 23.7.18
Júlio Delgado defendeu que o PSB faça uma coligação
Marcada inicialmente para discutir a situação de financiamento de campanha dos pré-candidatos de deputado federal e estadual, a reunião do PSB mineiro nesta segunda-feira (23), em Belo Horizonte, foi marcada pela continuação da crise interna que afeta a legenda, principalmente no duelo entre o ex-prefeito da capital e pré-candidato a governador Marcio Lacerda e o deputado federal Júlio Delgado.
Lacerda já tem se movimentado há meses pelo interior do Estado estruturando sua campanha, enquanto Júlio Delgado defende que o PSB não tenha candidatura própria e apoie outro nome na disputa estadual.
COLIGAÇÃO – O parlamentar chegou na reunião levando uma lista com nomes de pré-candidatos a deputado pela sigla que também não apoiaram Lacerda como candidato. “Estamos aqui pra brincar ou para falar sério? Não temos saída a não ser coligação. Sem coligação não vamos eleger deputados. Os números estão aí, não é ilusão nem sonho, é realidade. Não temos outro caminho sem ser coligação”, apontou Delgado.
Era aguardada a presença do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, para participar do encontro. No entanto, de última hora, o dirigente avisou que não compareceria por questões pessoais.
Nos últimos dias, Lacerda tem ampliado as conversas com o MDB para a construção de uma chapa com apoio da legenda. “As conversas continuam não só com o MDB mas com outros partidos, temos que encontrar uma composição de aliança majoritária. Tem que ser algo que nos dê tempo de TV e capilaridade, mas também que possibilite a eleição de deputados”, contou o ex-prefeito de Belo Horizonte.
SEM CANDIDATO – Delgado também aproveitou a fala para atacar a possibilidade e afirmar que, caso isso ocorra, ele aceitará a ideia de se lançar como candidato a presidente da República.
“Essa coligação não pode ser com o MDB. Se coligarmos com o MDB, aí eu vou pra convenção dia 30 e me lanço, com o apoio de SP e Pernambuco, a presidente da República. Porque aí como não vamos fazer deputado, melhor eu perder candidato a presidente do que perder candidato a deputado”, disse Júlio Delgado.
AOS GRITOS – O clima na reunião passou a ficar pesado. O ex-secretário municipal de Juiz de Fora Vitor Valverde passou a trocar insinuações com Delgado. “Você, Valverde, apoia o Marcus Pestana (deputado federal do PSDB). Apoia sim, eu sei que apoia”, gritava o parlamentar, enquanto Valverde negava e afirmava que Júlio Delgado mentia.
Para o secretário-geral do PSB de Belo Horizonte, Giovanni Dias, Delgado tem se preocupado apenas com a sua própria situação eleitoral. “O Júlio, em 2014, quando tínhamos a pré-candidatura do Apolo Heringer ao governo de Minas, fez uma manobra e colocou o pai dele como candidato. Agora, ele visa a reeleição e está preocupado é com isso, e não com o partido”, disse, para depois negar que o parlamentar tenha chances de ser lançado como candidato à Presidência. “Ele quer é fortalecer apenas o nome dele, até essa informação de que ele seria colocado como candidato a presidente é uma coisa colocada pelo grupo dele”.
Outros 11 pré-candidatos a deputado também falaram no evento. A maioria referendou o nome de Lacerda para a disputa estadual, mas questionou a distribuição dos recursos do partido para as campanhas.

24 de julho de 2018
Lucas Ragazzi
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário