"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

NA RETA FINAL, TEMER, LULA, DIRCEU, EIKE, MOREIRA E MEIRELLES ENTRAM NA PIADA DO ANO


Eike é como Buster Keaton, faz a piada e fica sério
Com a entrada na reta final, o concurso Piada do Ano ganha inscrições de última hora, todos dispostos a levar o troféu a qualquer custo. A empolgação leva alguns concorrentes a exagerar na dose e suas anedotas acabam caindo no ridículo. O presidente Michel Temer, por exemplo, tem pouca inspiração, mas quer concorrer a todo custo e chegou a mandar fazer um reaproveitamento da grande piada de Dilma Rousseff e exibiu na TV a nova versão da “Saudação à mandioca”, uma das maiores criações de sua antecessora, que se notabilizou internacionalmente com a anedota “Estocagem do vento”, em plena Assembléia da ONU. No desespero, Temer já prepara até o lançamento de sua candidatura à reeleição, realmente uma anedota sensacional.
O ex-presidente Lula, que ganhou o troféu no ano passado com a piada “O homem mais honesto do mundo”, faz uma inscrição atrás da outra, em busca do bicampeonato. Sua candidatura, por exemplo, é uma grande piada, porque todo mundo sabe que ele será condenado em segunda instância no incrível caso do tríplex, que não era dele, mas quem orientou a reforma, mandou instalar elevador, encomendou uma piscina e escolheu até os equipamentos da cozinha foi Dona Marisa Letícia.
PERDOANDO TUDO – Na tentativa de ganhar novamente o concurso, Lula já se inspirou até em Nélson Rodrigues e relançou a piada “Perdoa-me por me traíres”, em duas versões. Primeiro, anunciou que vai perdoa todos os partidos que se uniram para aprovar o impeachment de Dilma Rousseff e tirar o PT do poder. Todo mundo caiu na gargalhada. Lula então se entusiasmou, emendando com piada de que vai perdoar também o juiz Sérgio Moro e a força-tarefa da Lava Jato, e só esperando que lhe peçam desculpas e arquivem os processos.
Isolado em Brasília, José Dirceu também se animou em participar. Entendiado por estar em prisão domiciliar e não haver roda de samba diária na capital, o ex-ministro  está disputando a Piada do Ano com o artigo que escreveu na Folha, no qual expôs sua “estratégia” para o PT ganhar as próximas eleições. Realmente, demonstrou alta criatividade.
EIKE SE INSCREVE – Aproveitando a oportunidade de se apresentar em “stand up comedy” numa CPI do Senado, o empresário Eike Batista também exercitou o humor nesta quarta-feira, dia 29, ao confirmar que existem influências políticas na concessão de empréstimos para o BNDES, mas ele próprio não recebeu nenhum favorecimento, porque seus projetos eram todos de “interesse nacional”.
Os senadores caíram na gargalhada e depois tiveram de aplaudir de pé quando Eike emendou e fez elogios à força-tarefa da Lava que o prendeu em janeiro na penitenciária de Bangu 9, quando ele teve de se livrar da peruca e assumir a careca. A piada realmente é ótima e original, porque foi a primeira vez que os senadores viram um réu enaltecer os responsáveis por sua punição, pois Eike ainda cumpre prisão domiciliar e não pode sair de casa à noite nem nos fins de semana e feriados.
###
P.S.
 – A disputa é muito árdua. Uma piada atrás da outra. Nesta quarta-feira, Moreira Franco também se inscreveu, com a piada de que Temer pode apoiar a candidatura de Meirelles à presidência da República. Na Praça dos Três Poderes, foi uma gargalhada em uníssono, porque todo mundo sabe que Temer odeia Meirelles e acusa o ministro de querer faturar a recuperação da economia e levar todo o mérito por essa grande vitória governamental. Aliás, Temer quer justamente o contrário do que disse Moreira – seu plano é ser candidato à reeleição, com o apoio fundamental de Meirelles, que seria mantido como ministro no próximo governo. Portando, com a insistência em suas candidaturas, Meirelles e Temer também fazem piadas maravilhosas, é um nunca-acabar.(C.N.)

01 de dezembro de 2017
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário