"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 30 de dezembro de 2017

JUSTIÇA PROÍBE MST DE ACAMPAR NOS ARREDORES DO TRF4 ONDE LULA SERÁ JULGADO

Imagem relacionada
Charge do Nani (nanihumor.com)
A Justiça Federal proibiu o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) de montar acampamento no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho em protesto ao julgamento da apelação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, marcado para 24 de janeiro. A decisão, liminar, foi tomada no final da tarde de quinta-feira (28), pelo juiz federal Osório Ávila Neto. O magistrado atendeu a pedido do Ministério Público Federal (MPF) e interditou o parque ao MST desde a data da decisão até três dias após o julgamento de Lula, ou seja, 27 de janeiro.
Osório determinou ainda que seja estabelecida uma área de isolamento para o trânsito e permanência dos manifestantes, correspondente ao polígono formado entre a Rua Edvaldo Pereira Paiva, a Avenida Loureiro da Silva e a Avenida Augusto de Carvalho.  Na prática, a medida significa que o juiz não restringiu o direito de ir e vir.
IDENTIFICADOS – Os manifestantes estarão livres para acessar a área ao redor do tribunal e inclusive o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho. Todos, contudo, serão previamente identificados pelas forças policiais. Não será permitido a permanência na rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, que circunda a Corte.
Na ação civil pública, o MPF pediu ainda que a Justiça estabelecesse locais para concentração dos apoiadores de Lula e seus oponentes. Os procuradores sugeriram que os simpatizantes do petista ficassem restritos ao Parque Farroupilha (Redenção), enquanto os movimentos de repúdio a Lula se mantivessem no Parque Moinhos de Vento (Parcão). O pedido, contudo foi negado pelo juiz.
DIREITO GARANTIDO – “O direito de manifestação está garantido constitucionalmente, para tanto, basta que seja previamente informado o local de reunião às autoridades e se desenvolva de modo ordeiro. Embora seja sedutora, sob o aspecto da garantia da ordem pública, criar-se amplos embaraços ao exercício deste direito, agitando hipóteses de violência e vandalismo iminente, o temor de tais ocorrências não pode levar à supressão do direito constitucional. A exceção não pode virar regra. É o que se daria, acaso se endereçasse ambos os grupos, apoiadores e oponentes do ex-presidente, as praças da Redenção e Moinhos de Vento”, escreveu o juiz na decisão.
O juiz esclarece ainda não ser “especialista em tráfego de trânsito, mas até um leigo pode perceber que manifestações de massa em dia útil na cidade de Porto Alegre e que envolvesse simultaneamente estes locais colocaria a cidade em caos.”
SEM CONFLITOS – Apesar da proibição aos acampamentos no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, Osório deixa claro no despacho sua preocupação em permitir o livre exercício de manifestação, mas também o cuidado para que grupos antagônicos não permaneçam no mesmo local. Ele salienta a necessidade de os órgãos de segurança planejarem uma operação para evitar conflitos e cita uma preferência para que a área seja destinada aos militantes petistas.
“A área do Parque da Harmonia é tradicional acolhedora de eventos de grande assistência, situa-se próximo ao prédio do Tribunal, destinatário do protesto, e sua topografia autoriza a utilização de meios físicos de contenção de multidão por parte dos órgãos policiais, se assim entenderem necessário. É área apta, pois, a acolher manifestações tópicas que envolvam o exercício da parcela de poder do estado que está instalada naquele sítio. Certamente não seria adequado deferir-se a permanência dos dois movimentos antagônicos no mesmo local. Se for este o caso, deve-se dar preferência à que ali se manifeste o movimento dos apoiadores do ex-presidente, eis que há muito já anunciaram sua intenção de ali comparecer. Resta, pois, aos órgãos de segurança prepararem-se de modo adequado para atender responsavelmente a situação que se desenha, e nos termos que lhes propõe a vida democrática. Ações de vândalos e violentos, se ocorrerem, devem ser enfrentadas de modo tópico.”
FORÇAS POLICIAIS – Ao final, porém, o magistrado esclarece ser “salutar sob o aspecto da segurança pública a restrição de acesso do público nas ruas que lindeiam o prédio do Tribunal nos dias solicitados pelo MPF”. Osório determinou que cabe às forçar policiais fazer cumprir sua decisão.
O pedido do MPF foi protocolado no dia 24 de dezembro, às 14h08min. No entanto, a juíza substituta marila Costa Perez não quis apreciar o caso, sob o argumento de que não havia  “situação concreta de risco ou urgência”. O MPF recorreu ao TRF4, que determinou à Justiça Federal de primeira instância a análise da ação. Com a concessão da liminar pelo juiz Osório Ávila Neto, é provável que o MST também recorra ao TRF4. Se isso ocorrer, a decisão final caberá ao presidente da Corte,  Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz.
(artigo enviado por Antônio Carlos Fallavena)

30 de dezembro de 2017
Fábio Schaffner
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário