"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 21 de novembro de 2017

PESQUISA INDICA POTENCIAL DE RENOVAÇÃO NA POLÍTICA ACIMA DOS 70%


OUTROS 54,7% DIZEM SER ALTA OU MUITO ALTA A CHANCE DE VOTAR EM ESTREANTE

Levantamento Paraná Pesquisa revelou potencial de renovação acima de 70% nas eleições de 2018. De acordo com o levantamento, 71,5% dos entrevistados não votariam no mesmo candidato ou partido de 2014. No caso de deputados federais, o percentual sobe para 71,6% e 71,9% acreditam que o Brasil terá uma renovação política no ano que vem. A expectativa de renovação é reforçada pelos 54,7% que afirmaram ser alta ou muito alta a probabilidade de votar em um candidato estreante.

Partidos e políticos

Questionados sobre os partidos políticos atuais, 84,8% responderam que eles não representam, de fato, a população. Sobre os políticos no poder, 81,9% dos entrevistados afirmaram que eles não represetam os interesses dos eleitores.

Entre os nomes fora da política, o juiz federal Sérgio Moro é o que teria mais chances de receber o voto dos entrevistados. Com 35,5% de chances de ser votado, o magistrado foi o único a superar o "nenhum", que teve 29,7%. O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa teria 11,1% de chances, seguido de perto pelo apresentador Luciano Huck (10,8%). O procurador Deltan Dallagnol tem 6% de chances de ser votado, seguido pelo jurista Modesto Carvalhosa (2,1%) e pela jornalista Valéria Monteiro (0,3%)

A Paraná Pesquisas ouviu 2.120 eleitores de 145 municípios nos 26 Estados e no Distrito Federal entre os dias 15 e 19 de novembro.


21 de novembro de 2017
André Brito
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário