"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

CÁRMEN LÚCIA FRACASSA NA PRESIDÊNCIA DO STF E ANUNCIA QUE VAI SE APOSENTAR

Resultado de imagem para carmen lucia charges
Charge do Duke (dukechargista)
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, volta a ministrar aulas na Faculdade Mineira de Direito  da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) ainda neste mês. Ela assume a disciplina de Direito Constitucional, na graduação. A ministra, que anunciou que vai aposentar-se de seu posto no STF no início de 2018, irá conciliar as duas funções até lá.
Em uma palestra realizada em março na universidade, a ministra havia anunciado sua intenção de voltar a ministrar aulas de Direito: “Foram 26 anos de sala de aula sem parar. A gente tem um acompanhamento permanente da jurisprudência, uma vez que eu era professora de Direito Constitucional. Nesta condição, toda bagagem foi formada e atualizada no mesmo sentido, que é a minha aplicação. O próprio contato na Faculdade de Direito faz com que você se mantenha aberto permanentemente às novas questões, aos novos temas e a outros ramos do Direito, o que só beneficia um juiz”, afirmou.
MUITO CARINHO – Natural de Montes Claros, no norte de Minas, Cármen Lúcia formou-se em Direito pela PUC Minas em 1977, e demonstra um enorme carinho pela instituição:
“Amor é sempre recíproco. Como eu gosto demais da Faculdade e dos alunos. Este foi o lugar em que mais me senti um peixe dentro d’água. Eu acabo tendo neles a minha água. Eu sou um peixinho que só sabe nadar nesta área de maneira plena. É a reciprocidade. Não tem lugar que eu gosto mais do que aqui”, disse a ministra.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Não causa surpresa a notícia de que Carmen Lúcia vai jogar a toalha e abandonar o Supremo. Aliás, já está abandonando, ao voltar a dar aulas em Belo Horizonte. Sua gestão na presidência do Supremo foi aguardada sob enorme expectativa. Achava-se que ela daria jeito no tribunal, agilizaria os trabalhos e ajudaria a recompor a imagem desgastada e corroída da instituição. Mas não aconteceu nada, rigorosamente nada. Sua gestão é um fracasso. E o próximo presidente será Dias Toffoli. A única perspectiva favorável foi dada pelo deputado Tiririca: “Pior não fica”(C.N.)


10 de agosto de 2017
Gabriel Moraes
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário