"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 31 de julho de 2017

MPF PEDE A JUIZ FEDERAL O AUMENTO DA PENA DE LULA NO CASO DO TRIPLEX

RECURSO ALEGA QUE EX-PRESIDENTE CHEFIOU O ESQUEMA CRIMINOSO

"Em vez de buscar apoio político por intermédio do alinhamento ideológico, Lula comandou a formação de um esquema criminoso de desvio de recursos públicos destinados a comprar apoio parlamentar de outros políticos e partidos, enriquecer ilicitamente os envolvidos e financiar caras campanhas eleitorais do PT em prol de uma permanência no poder assentada em recursos públicos desviados."

A partir desse argumento, nesta segunda-feira (31), 12 procuradores do MPF solicitaram ao juiz Sergio Moro o aumento da pena proferida por meio de sentança, em 12 de julho, ao ex-presidente.

"Importante frisar que a distribuição de cargos para arrecadação de propina não teve por propósito único garantir a governabilidade, mas objetivou também a perpetuação no poder do próprio partido do então Presidente da República (com a majoritária distribuição de cargos), e o enriquecimento espúrio de vários agentes públicos envolvidos (tanto que expressiva porcentagem da propina foi direcionada a funcionários públicos e agentes políticos)", escreveram em trecho do documento.

No recurso, o MPF pede ainda que Lula pague multa de R$ 87,6 milhões, referente ao desvio nas obras das refinarias Presidente Getúlio Vargas e Abreu e Lima.

Leia, abaixo, o uma parte do requerimento.






31 de julho de 2018
Weudson Ribeiro
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário