"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 31 de maio de 2017

UM MINISTRO, DUAS MISSÕES: CONTROLAR A PF E ATRASAR O JULGAMENTO


BRASILIA, DF, BRASIL, 17-03-2017, 12h00: O ministro da Transparência, Fislcalização e CGU Torquato Jardim em seu gabinete. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER) ***ESPECIAL*** ***EXCLUSIVO***
Antes de assumir,  Jardim foi logo abrindo o jogo
Ao nomear Torquato Jardim, o presidente Michel Temer faz uma aposta agressiva para se manter no poder. 

O novo ministro da Justiça assume com duas missões claras: controlar a Polícia Federal e adiar o julgamento do chefe no Tribunal Superior Eleitoral.
Em três meses no cargo, Osmar Serraglio não conseguiu domar os homens de preto. Pelo contrário: foi desmoralizado ao estrelar um grampo da Operação Carne Fraca. 
No áudio, chamava de “grande chefe” um fiscal acusado de corrupção.
Enfraquecido, o ministro virou a Geni da Esplanada. Foi chamado de “bosta” por Aécio Neves e de coisas piores por colegas do PMDB. Ejetado da Justiça, poderia cair na cadeira de ministro da Transparência. Não seria apenas um prêmio de consolação. Mas Serraglio preferiu voltar à Câmara, para tomar o mandato e o foro privilegiado de Rodrigo Rocha Loures, o deputado da mala.
NO CABRESTO – Antes de tomar posse, Torquato já mostrou a que veio. Disse que consultará Temer antes de decidir se mantém o diretor da PF. 
Em português claro: ele perguntará ao investigado se deve trocar o chefe dos investigadores. Resta saber se os delegados aceitarão o cabresto sem reclamar.
A outra missão de Torquato é protelar ainda mais o julgamento da chapa Dilma-Temer no TSE. 
Ele disse ao “Correio Braziliense” que seria “a coisa mais natural” um ministro da corte pedir vista do processo. 
Sem cerimônia, sugeriu para a tarefa o novato Admar Gonzaga. Com isso, o presidente ganharia tempo para usar a caneta e tentar se segurar no Planalto.
O ministro Gilmar Mendes, sempre ele, indicou nesta segunda que o plano pode funcionar. “Se houver pedido de vista, é algo absolutamente normal. Ninguém fará por combinação com esse ou aquele”, disse. Então ficamos todos combinados assim.
###
PS –
 O ex-ministro Guido Mantega admitiu que mantém US$ 600 mil numa conta não declarada na Suíça. O que o petista classificou como “erro” tem outro nome na legislação penal. (B.M.F)

31 de maio de 2017
Bernardo Mello Franco
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário