"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 18 de maio de 2017

DESDE MONTESQUIEU, A POLÍTICA É O BEM COMUM


Resultado de imagem para montesquieu frases
A esquerda brasileira sempre foi ligada à esquerda francesa desde Montesquieu. Apolônio de Carvalho e André Malraux lutaram juntos na Guerra Civil Espanhola e na resistência ao nazismo em plena França ocupada por Hitler. Na ditadura militar brasileira, Brizola ficou amigo de Mitterrand, ao dirigir a Internacional Socialista do Brasil. Miguel Arraes, exilado na Argélia, era amigo de Michel Rocard, primeiro-ministro de Mitterand, presidente da França socialista. Lionel Jospin, primeiro-ministro da França pelo Partido Socialista, é até hoje amigo dileto (foram colegas de estudo na Sorbonne) do médico brasileiro potiguar Kleber Morais, presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.
Jack Lang, o grande motor da cultura da França nos governos de Mitterrand, construindo a biblioteca Nacional François Mitterrand, o Arco de La Defense, a ópera da Bastilha e tantas outras pérolas dos governos socialistas, tem amigos brasileiros de norte a sul.
ESTENDENDO A MÃO – Todos esses e tantos outros, de uma maneira ou de outra estenderam a mão para os exilados brasileiros. Não foram só eles. Portugal e União Soviética foram exemplares, mas em nenhum país como na França os partidos Comunista, Socialista e tantos outros, deram casa e comida aos desterrados brasileiros na ditadura militar. Agora, pela primeira vez em séculos, o abraço político da França à esquerda brasileira está sendo dado pelo partido Socialista e outros fora do poder.
Ainda não se sabe como será Macron no seu mandato. Viver é um acontecimento político. A política está presente no cotidiano de todos e se alargando em todas as relações sociais e econômicas.
Aristóteles, em “Política”, na velha Grécia, afirmava: “A política é a ciência da felicidade humana”. Séculos depois, o gênio São Tomás de Aquino ratificava: “A política é a arte de formar homens e administrar visando o bem comum”. Platão, professor de Aristóteles, advertia: “Não há nada de errado com quem não gosta de política. Simplesmente serão governados pelos que gostam”. Os três deixam implícito que é preciso separar a política que visa o bem comum, os politiqueiros e a politicagem.
PARTICIPAÇÃO – A política afeta a vida de todos. Só a participação consciente da sociedade pode exigir políticas públicas fundadas na construção de realidade mais justa e com oportunidades iguais para todos. Os homens e mulheres que fogem da política e do supremo ato de lutar pelo interesse comum, garantem a sobrevivência e vida longa para os dilapidadores do interesse público. Legendas partidárias no Brasil, na sua quase totalidade, representam a antipolítica. Estima-se que 90% dos eleitores não se sentem representados por nenhum partido.
Em 1793, Robespierre à frente do governo definiu o que deve ser a ética pública: “As funções públicas não podem ser consideradas como sinais de superioridade, nem como recompensa, mas como deveres públicos. Os delitos dos mandatários do povo devem ser severa e agilmente punidos”
Dois séculos depois, seu pensamento seria incorporado na “Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão”  (artigo enviado por Mário Assis Causanilhas)

18 de maio de 2017
Sebastião Nery

Nenhum comentário:

Postar um comentário