"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 10 de março de 2017

MUDANÇAS DECISIVAS ACONTECEM COM IMPRESSIONANTE RAPIDEZ NO ORIENTE MÉDIO


SANA via AP
Exército sírio festeja mais uma vitória contra os rebeldes
A situação no Oriente Médio está mudando com uma velocidade incrível. Coisas que ontem eram inacreditáveis hoje se tornaram reais. Cada um desses eventos faz parte de um quadro maior, com a região gradualmente se movendo da beira do abismo para tempos melhores.
No dia 1º de março as forças iraquianas informaram que tomaram o controle da última grande rodovia a oeste de Mosul, impedindo assim que os militantes do Estado Islâmico fujam da cidade. A estrada leva a Tal Afar, outro quartel-general do Estado Islâmico, 40 quilômetros a oeste. Desde então, expulsaram os militantes do aeroporto internacional, de uma base militar, de uma estação de energia e de várias áreas residenciais.
DEBANDADA – Os soldados do Estado Islâmico começaram a fugir. É questão de dias, senão de horas, a retomada do controle total da cidade pelas forças iraquianas.
Quase derrotado no Iraque, o Estado Islâmico não tem para onde ir, a não ser a Síria – país onde eles acabaram de sofrer mais uma grande derrota, com a retomada de Palmira pelas forças do governo sírio. O apoio russo foi crucial na ofensiva do exército sírio.
O local da batalha final contra o grupo extremista será Raqqa, último quartel-general remanescente do grupo extremista, que agora está destinado a ser derrotado, pois atores influentes na esfera mundial passaram a desejar vê-lo erradicado do planeta.
RÚSSIA FAZ MEDIAÇÃO – A Turquia acaba de anunciar suas intenções de lançar uma ofensiva contra Raqqa, mas só depois de tomar o controle de Manbij, cidade que está nas mãos das Forças Democráticas da Síria (Syria Democratic Forces, em inglês), formadas principalmente de curdos. As partes estão a caminho de um conflito que só beneficiaria o Estado Islâmico e outros grupos terroristas. Os Estados Unidos não sabiam o que fazer para impedir um conflito entre um aliado da OTAN e os curdos – as forças nas quais confiam para a luta contra o Estado Islâmico.
Foi então que Moscou agiu para evitar o pior, usando sua posição privilegiada de mediador. Manobrou para fazer o que ninguém julgava ser possível. O Conselho Militar em Manbij informou no dia 2 de março que entregará áreas a oeste da posição inicial da cidade para as forças do governo sírio, depois de um acordo mediado pela Rússia.
Agora, a cidade está nas mãos dos árabes e a Turquia não tem mais razão para atacá-la. A Síria e a Turquia não estão em guerra.
FRACASSO DOS EUA – Os Estados Unidos tinham prometido à Turquia que as forças curdas se retirariam de Manbij para o leste do Rio Eufrates, mas isso nunca aconteceu.  Agora a Rússia fez o que os EUA não conseguiram fazer.
Como resultado efetivo da mediação russa, a Turquia pode fortalecer seus planos de avançar para Raqqa, enquanto o governo sírio reforça muito a própria posição. Erdogan, presidente turco, já anunciou que está pronto para lutar contra o Estado Islâmico junto com a Rússia. Ele desembarca nesta quinta-feira em Moscou. O resultado é que não haverá conflito entre a Turquia e a Síria.
As coisas estão mudando para o governo sírio e isso já está acontecendo por algum tempo. Não é coincidência haja pressão para exigir que se convide o presidente Assad para a reunião de Cúpula Árabe no dia 29, em Amã – cinco anos depois que a Síria foi expulsa pelos 22 membros da organização.
RECONCILIAÇÃO – A Rússia, a Jordânia e o Egito estão envidando esforços para reconciliar a comunidade árabe com o governo sírio. No último mês, o comitê parlamentar egípcio para questões árabes pediu que a Síria retornasse para a Liga Árabe. Isso pode significar a reconciliação entre a Síria e a Arábia Saudita – que apoia os rebeldes sírios – coisa impensável há pouco tempo.
Em 2015, o presidente dos Estados Unidos, Barak Obama, previu que a Rússia poderia se enterrar indefinidamente no pântano sírio. Parece que ele estava errado. Graças ao envolvimento da Rússia, pode-se ver a luz no fim do túnel, para fazer o pântano se tornar coisa do passado.
Agora Moscou pode facilitar o processo de junção entre o Irã e os Estados Árabes nos esforços para encontrar um acordo sobre a Síria, que levaria a um entendimento mútuo com a Arábia Saudita. Não se vê na mídia relatos sobre estes assuntos tão importantes.
ENTENDIMENTOS – Em 15 de fevereiro o presidente iraniano Hassan Rouhani visitou o Kuwait e Omã. Em 25 de fevereiro o Ministro de Relações Exteriores da Arábia Saudita, Adel Al-Jubeir, viajou para o Iraque onde foi recebido pelo primeiro ministro do país, Haider Al-Abadi. A tendência que se desenvolve é visível – xiitas e sunitas novamente envolvidos em conversações e discutindo temas de importância crucial. Isso soaria inacreditável pouco tempo atrás, mas hoje são fatos.
Todas essas tendências e eventos que surgem estão tendo lugar contra o pano de fundo das conversações em Genebra que estão em andamento para estabelecer a paz na Síria. E surge mais uma reviravolta inesperada nos acontecimentos – a oposição síria enfim concordou em se dialogar com os russos.
De Acordo com Paul Vallely, general reformado e atualmente um dos principais analistas da Fox News, as consultas entre os Estados Unidos e a Síria devem começar em cerca de dois meses, depois que os presidentes dos dois países se encontrarem. Disse ainda que a Rússia tem um papel primordial a desempenhar no cenário.
Os últimos dias sacudiram literalmente o Oriente Médio. Assim, mais coisas inesperadas devem acontecer para levar as coisas adiante. Bem em frente a nossos olhos, o impossível se torna possível.
Como disse antes, a Rússia tem uma posição privilegiada para agir como intermediário e fazer o papel adequado para atingir resultados possíveis. Se a atual tendência continuar na mesma direção, levando aos resultados desejados, os esforços da Rússia entrarão para a história como uma conquista extraordinária de sucesso militar combinado com diplomacia efetiva.
(Artigo enviado por Sergio Caldieri, traduzido por BTPSilveira)

10 de março de 2017
Peter Korzun
Strategic Culture

Nenhum comentário:

Postar um comentário