O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai esperar sua sucessora, Dilma Rousseff, em frente ao Palácio do Planalto nesta quinta-feira (12), quando a presidente deve deixar seu gabinete para cumprir seu afastamento do cargo por até 180 dias. Foi conselho de Lula que a presidente não descesse a rampa do Planalto, como era a ideia inicial. Segundo ele, esse seria um ato de “fim de governo” e Dilma precisa mostrar que “resistirá até o fim” do processo.
Segundo a Folha apurou, Dilma sairá do Planalto pela porta principal, no térreo, acompanhada de ministros e assessores. Em seguida, encontrará Lula, parlamentares da base aliada e militantes do PT e de movimentos sociais que vão estar em frente ao prédio e devem caminhar por 5 km até o Palácio da Alvorada.
Dilma não vai participar da marcha. Deve caminhar apenas até a lateral do Planalto, onde um comboio de carros vai aguardá-la e levá-la à residência oficial da Presidência.
Ainda não está definido, porém, se Lula deve participar da caminhada ou seguir ao Alvorada também de carro, com Dilma.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – A propósito da encenação dessa despedida de Dilma, vamos publicar um comentário feito pelo jurista Jorge Béja aqui naTribuna da Internet:
Dilma quer descer a rampa cercada de militantes petistas. Lula não quer assim.
Por sua vontade, Dilma deveria deixar o Palácio do Planalto pela porta lateral, sem pompa, sem presepada, sem alarde…
O que não entendo é o seguinte: para que e por que Dilma vai amanhã ao Palácio do Planalto.
Ao acordar amanhã, Dilma não exerce mais a presidência da República.
Continua presidente, é certo. Mas presidente afastada do exercício da presidência. Então, por que Dilma vai amanhã ao Palácio do Planalto? Vai fazer o que? Sentar-se em que cadeira? Entrar em que sala?”
12 de maio de 2016
Marina Dias
Folha
Nenhum comentário:
Postar um comentário