"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 12 de maio de 2016

LULA PREPARA ENCENAÇÃO DA DESPEDIDA DE DILMA DIANTE DO PALÁCIO DO PLANALTO


Former Brazilian president Luiz Inacio Lula da Silva hugs Brazilian president Dilma Rousseff after he swore as chief of staff in Brasilia on March 17, 2016. Rousseff appointed Lula da Silva as her chief of staff hoping that his political prowess can save her administration. The president is battling an impeachment attempt, a deep recession, and the fallout of an explosive corruption scandal at state oil giant Petrobras. AFP PHOTO/EVARISTO SA EVARISTO SA / AFP ORG XMIT: ESA226
Lula quer dar um tom dramático à despedida de Dilma



















O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai esperar sua sucessora, Dilma Rousseff, em frente ao Palácio do Planalto nesta quinta-feira (12), quando a presidente deve deixar seu gabinete para cumprir seu afastamento do cargo por até 180 dias. Foi conselho de Lula que a presidente não descesse a rampa do Planalto, como era a ideia inicial. Segundo ele, esse seria um ato de “fim de governo” e Dilma precisa mostrar que “resistirá até o fim” do processo.
Segundo a Folha apurou, Dilma sairá do Planalto pela porta principal, no térreo, acompanhada de ministros e assessores. Em seguida, encontrará Lula, parlamentares da base aliada e militantes do PT e de movimentos sociais que vão estar em frente ao prédio e devem caminhar por 5 km até o Palácio da Alvorada.
Dilma não vai participar da marcha. Deve caminhar apenas até a lateral do Planalto, onde um comboio de carros vai aguardá-la e levá-la à residência oficial da Presidência.
Ainda não está definido, porém, se Lula deve participar da caminhada ou seguir ao Alvorada também de carro, com Dilma.
###

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG 
– A propósito da encenação dessa despedida de Dilma, vamos publicar um comentário feito pelo jurista Jorge Béja aqui naTribuna da Internet

“Das muitas coisas que não entram na minha cabeça e nem consigo entender, uma delas é o seguinte. Lula e Dilma não se entendem por onde Dilma deverá amanhã deixar do Palácio do Planalto. 

Dilma quer descer a rampa cercada de militantes petistas. Lula não quer assim. 
Por sua vontade, Dilma deveria deixar o Palácio do Planalto pela porta lateral, sem pompa, sem presepada, sem alarde…

O que não entendo é o seguinte: para que e por que Dilma vai amanhã ao Palácio do Planalto. 
Ao acordar amanhã, Dilma não exerce mais a presidência da República. 
Continua presidente, é certo. Mas presidente afastada do exercício da presidência. Então, por que Dilma vai amanhã ao Palácio do Planalto? Vai fazer o que? Sentar-se em que cadeira? Entrar em que sala?”

12 de maio de 2016
Marina Dias
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário