"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 6 de maio de 2016

HÁ QUEM TORÇA MUITO PELA VOLTA DO REGIME MILITAR



Charge do Iotti, reprodução da Zero Hora




















Circula na internet um vídeo de Joe Patriota (que não se perca pelo nome, como dizia o jornalista Helio Fernandes). Ele diz que é civil, na verdade é militar da reserva. E ele convida o povo para ir às ruas aos milhões e pedir intervenção militar. Se não forem aos milhões não adianta, diz ele.
Patriota (céus!) sabe que, se não houver pedido de um dos Três Poderes, as Forças Armadas nada farão, a menos que a voz das ruas fique rouca.
Não acho que o povo deseje uma Junta Militar no Poder. E quando digo isto, ouço logo que os militares morreram pobres, não foram ladrões (circula texto no whatsapp, que fala do destino de cada um deles).
HÁ QUEM TORÇA…
Uma coisa nada tem a ver com outra. Mas há quem torça muito pelo regime militar. Vão acabar conseguindo o que querem.
Eu não quero. Mas a se instaurar a baderna na política, volto atrás e engrosso o coro dos que pedem a volta dos militares.
Detalhe: o Brasil foi de novo rebaixado por uma agência da qual não lembro o nome. Até quando aguentaremos isto?

06 de maio de 2016
Ofelia Alvarenga

Nenhum comentário:

Postar um comentário