"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 6 de maio de 2016

ENTENDA QUE HÁ MUITAS DIFERENÇAS ENTRE O BRASIL E OS ESTADOS UNIDOS




Charge do Tiago Silva (Arquivo Google)

















Os Estados Unidos possuem um PIB dez vezes maior que o do Brasil, e a diferença maior é que o deles cresce para cima e o nosso cresce para baixo, igual a rabo de burro. 

Nos Estados Unidos a administração pública funciona bem, muito bem, com apenas 15 ministérios, enquanto no Brasil a administração pública funciona mal, muito mal mesmo, com mais de 30 ministérios.
Nos Estados Unidos os cargos públicos são ocupados por gente certa no lugar certo. Prevalece o sistema do mérito.
No Brasil os cargos públicos são ocupados por cupinchas certos nos lugares disponíveis. Se não houver disponibilidade, ela será criada. Prevalece o sistema da associação criminosa.
PARA A CADEIA
Nos Estados Unidos o agente público que cometer ato ilícito vai para a cadeia, além de ter que reparar o dano causado. Lá não há foro especial para nenhum delinquente.
No Brasil, bem, no Brasil, todos sabemos o que acontece na maior parte das vezes: “Ciranda cirandinha, vamos todos cirandar…”

06 de maio de 2016
Celso Serra

NOTA AO PÉ DO TEXTO

É por essas e outras que eu costumo dizer que há um grande engano sempre que se faz comparação entre coisas, pessoas ou países que são absolutamente incompatíveis 
ou sem qualquer ponto de semelhança.
A afirmação, por exemplo de que há grandes diferenças entre o Brasil e os Estados Unidos, cai nesse engodo, e assim costumo replicar que não há qualquer ou mínima diferença, pois que não há qualquer semelhança, o que impede que haja diferenças...
m.americo

Nenhum comentário:

Postar um comentário