"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 13 de abril de 2016

O CASO GIM ARGELLO

Moro: intolerável audácia criminosa de Gim

No despacho em que determinou a prisão de Gim Argello, o juiz Sérgio Moro considerou "intolerável" que o então senador, como integrante das CPIs, "ao invés de contribuir com as apurações, passasse a extorquir os investigados para protegê-los". Por isso, determinou a prisão preventiva...[veja o texto completo]


"100% ninguém garante, 90% sim"


Na colaboração premiada, Ricardo Pessoa contou que procurou Gim Argello e pediu para evitar sua convocação na CPI da Petrobras. O então senador, vice-presidente da comissão, pediu os R$ 5 milhões. 
Pessoa questionou: "O sr. garante 100%?" 
Gim respondeu: "100% ninguém garante, mas 90% sim"... 

[leia na íntegra]


"Corrupção para encobrir corrupção"


O procurador Athayde Ribeiro Costa justificou a prisão preventiva de Gim Argello para evitar o risco de "reiteração criminosa", considerando que o ex-senador obstruiu investigações da CPI com atos de corrupção. 
Segundo ele, foi um ato de "corrupção para encobrir corrupção"... [leia mais]


5 milhões de reais para escapar da CPI


O dono da UTC, Ricardo Pessoa, deu uma propina de 5 milhões de reais a Gim Argello para que a CPI da Petrobras não o convocasse. 
Segundo o diretor financeiro da empreiteira, a propina foi distribuída a quatro partidos: 1,7 milhão de reais ao DEM, 1 milhão de reais ao PR, 1,15 milhão de reais ao PMN e 1,15 milhão de reais ao PRTB.


CPI como balcão de negociatas

Os fundamentos para a Operação Vitória de Pirro também foram lançados por Ricardo Pessoa no sexto termo de sua colaboração premiada. 
Nele, Pessoa narrou os encontros na mansão de Gim Argello e o parcelamento dos R$ 5 milhões em propina para diversas campanhas políticas.... [veja mais]


13 de abril de 2016
o antagonista

Nenhum comentário:

Postar um comentário