"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

OUTRAS NOTAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO

Invente um título para esta crônica


A professorinha Caroline Berriman foi condenada a dois anos de cadeia porque admitiu que fez sexo mais de 80 vezes com um aluno de 15 anos, em Manchester, na Inglaterra. Já aqui no Brasil, somos violentados moralmente, estuprados economicamente, torturados mentalmente e assassinados realmente pelos integrantes do crime organizado no Estado Capimunista. Os responsáveis pelos abusos raramente vão presos ou sofrem alguma punição significativa, que faça o delito não compensar e não passar impune. Assim é flórida...

A maioria esmagadora dos brasileiros não aguenta mais a Presidenta Dilma Rousseff, desde quando assumiu o segundo mandato, após vitória arrasadora na reeleição. Milhões foram às ruas protestar, mas o gigante, como de mau costume, caiu no sono novamente. A bronca fica contida nas redes sociais e na mente dos indivíduos. Dilma conseguiu uma frágil estabilidade. A falsa oposição lhe ajudou novamente. Não corre mais tanto risco de cair. Para tanto, apoia até, de forma escancaradamente velada, seu super-inimigo Eduardo Cunha - que balança, e ameaça vender bem cara a queda - se efetivamente acontecer.

São várias, convergentes e intrigantes as perguntas que mais os leitores nos fazem: "E aí? Como fica a situação do Brasil? A Dilma não vai cair? O Lula não vai ser denunciado, nem preso? Eduardo Cunha vai dedurar todo mundo? Nada vai acontecer aos mais de 300 picaretas do Congresso Nacional? Cadê o Judiciário que não age com rigor contra os desgoverno do crime organizado? No Brasil, só o Juiz Sérgio Moro tem coragem de mandar poderosos para a cadeia? E os militares? Não vão fazer uma Intervenção? O Brasil tem jeito?"...

As respostas sinceras e verdadeiras desagradam a maioria das pessoas. Excetuando a turma da petelândia, todos estão de saco cheio! Uns prontos para radicalizar e chutar o balde. Outros injuriados, porém cada vez mais resignados, perdendo a esperança em que algo efetivamente mude para melhor. O fato concreto é que vivemos a mais grave crise estrutural da História do Brasil. Ela está por trás de outras crises: política, econômica, moral, educacional e por aí vai...

Temos lama para todo lado - no sentido conotativo ou denotativo. Por nossa falha estrutural-cultural, insistimos nos mesmos erros e não avançamos em soluções objetivas, reais, duradouras. A cada problema (velho ou novo) repetimos as bobagens ou ficamos travados, sem eira nem beira, distantes da resolução. Ou não queremos, ou não sabemos ou nos abstemos de solucionar. Parece que ficar pt da vida é mais fácil e simples. Seguimos o lema do "quem reclama já perdeu" - maldição cunhada pelo João Saldanha, um de nossos mais notórios jornalistas e comunistas.

Temos urgência de botar um ponto final neste Brasil que conhecemos. Precisamos reinventar outro imediatamente. Mas a "doença do amanhã" nos faz adiar a decisão correta. Já que somos craques em perder tempo, sacaneando o presente para inviabilizar o futuro, vivendo das falsas glórias de um passado irreal ou indesejado, fica no ar a sugestão: Invente um título para esta crônica e vá cuidar da sua vida.
Você só vai solucionar o Brasil se der o bom exemplo da solução para você mesmo. Antes disso, pode até mandar todos os políticos tomarem no Cunha... Só saiba que eles são o reflexo direto de cada cidadão que não resolve a própria vida, e compromete, negativamente, a coletividade ou a sociedade. Resolve-se primeiro, e o Brasil (talvez) seja resolvido, depois...

Se você não quiser o trabalho de fazer o meu, dou a sugestão de título justa e perfeita para esta artigo:

"Lula comeu minha mãe na zona e nasci com a cara do Rui Falcão"...

Se alguém não gostar, no direito de resposta compulsório, alego para alguma de nossas Gestapos tupiniquins que fiquei parecido com a minhoca que comeu o Celso Daniel... 

Medinhos medonhos


Erro crasso do El País

Da ativista Daniela Schwery, um pedido democrático de retificação enviado ao jornal espanhol El País - até agora sem atender o justo e perfeito direito de resposta:

Vim dizer que a matéria http://brasil.elpais.com/brasil/2015/11/18/politica/1447874303_032386.html está completamente errada, basta ver os vídeos todos que foram gravados no dia. É o total inverso.

O acampamento que se encontra lá de forma pacífica e regular foi atacado e os tiros que houveram foram dentro do protocolo legal para dispersar as pessoas, pois essas pessoas da CUT, marcha das mulheres negras, UNE que invadiram o acampamento ordeiro, depredaram, roubaram celulares, surraram uma mocinha de 19 anos. Isso é o resumo, pois há mais dados e informações a respeito do dia, inclusive o deputado que lá estava se omitiu anteriormente propositalmente e o gás em questão era de gengibre - não causa lesão e não é ilegal.

Favor chequem antes de escreverem esse tipo de desinformação, já que o fizeram, que deem direito de resposta.

Vaia consciente


Grana mortal


Jovens senis


Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

23 de novembro de 2015
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário