"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 29 de novembro de 2015

MISTÉRIOS DENTRO DE ENIGMAS CERCADOS POR CHARADAS



Do presidente do partido, Rui Falcão, ao ex-presidente Lula, passando pela presidente Dilma e os ministros petistas – todos optaram por lançar Delcídio do Amaral ao mar, como carga supérflua. Continuar flutuando tornou-se essencial para eles, mesmo com o sacrifício do agora ex-líder do governo no Senado.  Mais do que os anéis, sacrificaram um dedo gordo, isso depois de terem cortado outros, como José Dirceu e demais condenados no mensalão. O diabo é que o PT vai ficando maneta. Já não consegue manipular os desafios que se sucedem. Logo a embarcação dos companheiros irá a pique e seus principais dirigentes tomarão o rumo das profundezas.
A pergunta é saber se chegarão a 2018 antes do naufrágio. As variadas pesquisas de opinião, as ostensivas e as reservadas, indicam que o PT não manterá poder. Aproxima-se o ensaio geral, daqui a menos de um ano, com as eleições municipais. Se o fracasso já era previsto para a escolha dos prefeitos das capitais estaduais e principais cidades, mais escancarado se torna com o decorrer dos dias. Prenúncio da derrota maior quando se tratar da eleição do sucessor de Madame. Hoje, nem o Lula se salvaria, ainda que a indefinição sobre os candidatos oposicionistas torne a disputa nebulosa. Fora do ex-presidente, porém, nenhuma hipótese petista.
Do lado dos tucanos, Aécio Neves, Geraldo Alckmin ou José Serra? No cada vez mais distanciado PMDB, o vice Michel Temer conseguirá empolgar? Entre os avulsos, Ciro Gomes, Ronaldo Caiado, Marina Silva, Jair Bolsonaro, Álvaro Dias, Cristovam Buarque, Joaquim  Barbosa e quantos mais?
Aguarda-se o desdobramento do petrolão. Entre companheiros, peemedebistas e integrantes de outros partidos, o desespero é grande. Nem se fala dos empreiteiros e banqueiros também envolvidos. Mas chumbo grosso virá com certeza. O ministro Teori Zavaski recomendou que se espere mais denúncias. O juiz Sérgio Moro não esmorece. E o país inteiro aplaude cada nova ação do Judiciário.
2018 AINDA ESTÁ LONGE
Em suma, as preocupações com 2018 ficam esmaecidas diante das surpresas de 2015 e seguintes. Ainda na próxima semana saberemos se o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, dará andamento a um pedido de impeachment contra a presidente Dilma, reação prévia a sua provável condenação por falta de decoro parlamentar pelo Conselho de Ética. Nesse caso, se aprovado o afastamento da presidente por deputados e senadores, assumiria o vice Michel Temer, com a dúvida sobre se teria condições de pleitear a reeleição. Obviamente, se o Congresso não rejeitar o princípio do segundo mandato, imposto desde os tempos de Fernando Henrique. Mistérios dentro de enigmas,  cercados por charadas.
29 de novembro de 2015
Carlos Chagas

Nenhum comentário:

Postar um comentário