"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 13 de outubro de 2015

ELE É QUEM DECIDE

DECISÃO DE TEORI ZAVASCKI NÃO MUDA SEU PAPEL, DIZ CUNHA
SEU PAPEL É DEFERIR OU INDEFERIR PEDIDOS DE IMPEACHMENT, DIZ

EDUARDO CUNHA SÓ NÃO PODERÁ SUBMETER SUA DECISÃO AO PLENÁRIO, SEGUNDO DECISÃO DO MINISTRO DO STF. (FOTO: LUIS MACEDO)


O presidente da Câmara, Eduardo Cunha afirmou há pouco que a decisão do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, de suspender o rito que ele definiu para pedidos de impeachment de Dilma não altera seu papel de deferir ou indeferir essas solicitações.

Cunha havia definido que, caso ele recusasse um pedido para abertura de processo de impeachment contra Dilma, algum deputado poderia recorrer dessa decisão e a palavra final ficaria com o plenário da Câmara. 

Com a liminar de Teori, Cunha é o único responsável por aceitar ou recusar os pedidos, e não poderá haver eventuais recursos ao plenário.

"Isso não interfere no trabalho, porque, a meu papel, cabe deferir ou indeferir, esse papel não está em questão. Então o que está ali é tratando de rito futuro. Então não tem que pensar no rito futuro, tem que pensar no rito presente", afirmou Cunha na Câmara, ao ser questionado por jornalistas sobre a liminar de Teori.



13 de outubro de 2015
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário