"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 19 de setembro de 2015

MICHEL TEMER SEGUE A CARTILHA DE ITAMAR FRANCO

TEMER (COM AÉCIO): SCRIPT DE ITAMAR ÀS VÉSPERAS DO IMPEACHMENT

DO CERCO DO PSDB A JURAS ETERNAS DE QUE NÃO PRETENDE A PRESIDÊNCIA, MICHEL TEMER SEGUE O SCRIPT DE ITAMAR FRANCO.


Várias são as semelhanças que aproximam o destino do vice-presidente Michel Temer ao de Itamar Franco, alçado à Presidência após o impeachment de Fernando Collor. Como Itamar, Temer convidou os políticos à “união nacional”, em meio ao caos na economia. O PSDB também repete o comportamento que teve à época, tentando influenciar na costura da transição entre os governos.

Com apoio a Itamar, o PSDB emplacou Fernando Henrique Cardoso no Ministério da Fazenda e, posteriormente, o elegeu presidente.

A expectativa no PSDB é fazer do senador José Serra (PSDB-SP) o “FHC de Temer”. Primeiro a Fazenda e depois, quem sabe, o Planalto.

Até às vésperas da posse, Itamar Franco negou pretensão de assumir a Presidência. Michel Temer segue os ensinamentos da cartilha.



19 de setembro de 2015
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário