"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 8 de julho de 2015

PLANALTO TEME QUE CPI CONVOQUE EDINHO E MERCADANTE




Sem goleiro nem zaga Uma das preocupações imediatas do Planalto e do PT é que a CPI da Petrobras aproveite a fragilidade do governo para convocar os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil) e Edinho Silva (Secom), citados na delação premiada do empreiteiro Ricardo Pessoa. Se votar, passa, disseram, em jogral, dois membros da cúpula da comissão nesta segunda-feira. Embora o alarme tenha soado, o governo ainda não acionou a tropa para evitar novo desastre após a próxima inquirição de Paulo Okamotto, diretor do Instituto Lula..
Na reunião de coordenação política, o núcleo do governo avaliou que a reação do PT e de ministros às investidas do PSDB pela queda de Dilma Rousseff apenas inflou a polêmica.
Foi decidido que era preciso baixar o tom e não “morder a isca” da oposição. Mas só valeu até a própria Dilma, em entrevista à Folha, desafiar a oposição a tirá-la do cargo.
APATIA AO ATAQUE
Petistas, na contramão do Planalto, se queixavam em reunião da Executiva estadual de São Paulo de “apatia” do governo e de líderes da sigla. Querem uma reação “muitos tons acima”.
“Parece que o Planalto não vê que a decisão de tirar Dilma já está tomada pela oposição. Lula continuar insistindo em pauta positiva não resolve”, diz um petista.
Ainda sem uma orientação geral, o PT paulistano marcou um ato em defesa do governo e da democracia para a próxima terça-feira.

08 de julho de 2015
Vera MagalhãesFolha

Nenhum comentário:

Postar um comentário