"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 6 de julho de 2015

PEQUENA REAÇÃO DA INDÚSTRIA NÃO CONSEGUE DISSIPAR O PESSIMISMO




Em meio a tantas notícias ruins e com o Congresso não economizando nas bombas disparadas no colo da presidente Dilma Rousseff, o governo viu um fio de esperança no resultado da indústria em maio. A produção computou avanço de 0,6% ante abril, contrariando as projeções de todos os analistas privados, que apostavam em queda média de 0,5%. Na avaliação de integrantes da equipe econômica, mesmo que o número esteja longe de mostrar uma virada na recessão que atormenta o país, já se começa a ver uma luz no fim do túnel.

“Temos de nos apegar a alguma coisa, pois o pessimismo passou dos limites”, diz um técnico com trânsito no Palácio do Planalto. “Não podemos negar que a situação da economia hoje é assustadora, que os números gerais que ainda veremos nos próximos meses indicarão que o país está no atoleiro. 
Mas ver a indústria dar um suspiro em maio foi um fato positivo. Mostra que, quando todas as condições estiverem reunidas, a reação da economia será vigorosa”, ressalta. “Mas teremos que ter muita paciência, até que a confiança seja reconstruída”, reconhece.

O grande medo do governo, neste momento, é que, independentemente dos sinais favoráveis emitidos aos agentes econômicos pelo Ministério da Fazenda, na área fiscal, e pelo Banco Central, no combate à inflação, o Congresso ponha a perder o pouco que se construiu desde que a presidente Dilma Rousseff optou por um caminho mais racional, sem as estripulias que marcaram o primeiro mandato e que estão custando caro ao país.

“Sabemos que o Congresso tornou-se um problema. Aprovar o aumento de até 78% para os salários do Judiciário foi só uma das muitas irresponsabilidades fiscais dos parlamentares. Mas vamos nos contrapor, sem agressões, sem partir para o confronto”, acrescenta um funcionário do Ministério do Planejamento. 
Ele acredita que a divisão no Supremo Tribunal Federal (STF) em torno do reajuste sinaliza que a decisão do Congresso será revertida sem traumas e os servidores terão de se contentar com o que o governo ofereceu: 21,3% ao longo de quatro anos.

Esse discurso positivo dos técnicos é compreensível, mas está longe de empolgar quem acompanha o dia a dia da economia e o funcionamento do governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário