"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 6 de julho de 2015

CARDOZO NÃO TEM MAIS CONDIÇÕES DE CONTINUAR MINISTRO




José Eduardo Cardozo tem obrigação de se demitir
A notícia que o Dr. José Carlos Werneck nos traz é grave: o ministro da Justiça, autoridade máxima da Polícia Federal, pretendia deixar a pasta em razão da pressão do PT e dos empreiteiros envolvidos na Operação Lava Jato para interferir nas investigações da Polícia Federal. Pretendia, não pretende mais e vai continuar ministro.

Isso é bastante grave, Dr. José Carlos Werneck. O ministro revela que sofre pressão do PT e dos empreiteiros para interferir na ação da Polícia Federal que ele próprio comanda. É evidente que não se trata de pressão para agir com isenção e energia, e sim com parcialidade e frouxidão, a fim de beneficiar o PT, os empreiteiros e dificultar o trabalho da Justiça, mais precisamente do Juiz Sérgio Moro. 
Não há outro significado, outro entendimento, outra tradução. Pela notícia, Cardozo foi até explícito. Nem precisava e nem precisou dizer mais nada. O que disse é suficiente até demais.

PREVARICANDO…

Ainda assim, sem tomar as medidas legais que lhe competiam contra os que tentam corrompê-lo (tráfico de influência, direta ou indireta e assédio para perverter autoridade são crimes ), Cardozo decide continuar ministro!!! Cardozo torna público o crime contra ele tentado, aponta os criminosos (PT e empreiteiros), ameaça deixar o cargo, volta atrás, continua ministro e prevarica por omissão, por não comunicar ao Ministério Público Federal o assédio que diz sofrer por parte do PT e dos empreiteiros.

Constato que Cardozo não tem mais condição de continuar ministro. Essa agora foi longe demais. Tudo isso é muito cínico. Fico a imaginar que reação teria o Juiz Sérgio Moro, se Sua Excelência sofresse a mais leve pressão para afrouxar a condução das ações penais que preside. Ameaçaria deixar a presidência? 
É claro que não. Continuaria juiz de todos esses feitos e oficiaria à Promotoria Pública Federal para abrir inquérito ou mesmo ações penais contra os que tentaram corrompê-lo? É claro que sim. Estamos falando de um Juiz de verdade, de envergadura, independente, sábio e forte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário