"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

SUGESTÕES PARA APRIMORAMENTO INSTITUCIONAL





"A GESTAPO PIROU" do seu ALERTA TOTAL (AT) do dia 15/02/2015, ao qual eu me refiro, faz, nos seus parágrafos 4º (3ª linha) uma afirmação: "Se não mudarmos rapidamente esse modelo estatal", e no parágrafo 5º (1ª linha) uma pergunta e uma resposta: "Quem tem plenas condições de fiscalizar a coisa pública?  A resposta é o cidadão."

O CIDADÃO

Tomando por base as referências acima seguem-se algumas considerações visto que somos 190 milhões de técnicos de futebol e, por que não?, outros tantos de administradores públicos.

Todo o modelo estatal atual afasta e, consequentemente, dificulta o contato do eleitor com o seu representante eleito. O nível onde tal contato pode ser mais facilmente notado, sentido e propriamente visto está no município. É, portanto, de onde as responsabilidades devem ser inicialmente cobradas.

E por quem devem ser cobradas?  Você mesmo já deu a resposta: é o cidadão, investido do seu direito de cobrar,  dos vereadores e mesmo do prefeito, sobre as necessidades do seu município e da responsabilidade na aplicação das verbas municipais prioritariamente consideradas.

As Associações de Pais e Mestres e as Associações de Amigos de Bairros, rigorosamente SUPRA PARTIDÁRIAS, pois assim já parece ser a natureza dessas associações, poderão aglutinar os elementos atuantes nas cobranças.

Dessa forma torna-se possível, ainda que a longo prazo por uma necessidade de educação ou condicionamento dos elementos componentes daquelas associações, obter-se resultados positivos às causas comuns dos munícipes - sejam estes do partido que sejam visto que essa estrutura de pressão, ou até mesmo de co-gestão (aqui tomando carona no que já existe no sistema de saúde). 

Tudo isso, entretanto, DESDE QUE...

18 de fevereiro de 2018
Régis D.C.Fusaro é Cidadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário