"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

DILMA AGORA TENTA SE RECOMPOR COM TEMER, "O GRANDE ARTICULADOR"




Dilma tenta consertar o erro cometido com Temer e o PMDB
Pressionada por Lula a refazer pontes com o PMDB, a presidente Dilma Rousseff fez no domingo um aceno ao vice-presidente Michel Temer, considerado o principal expoente do partido aliado. A petista destacou o perfil conciliador do peemedebista e o classificou como um “grande articulador de consensos na política brasileira”.
Dilma afirmou ainda que Temer “tem responsabilidades essenciais”, como o “auxílio na condução” de seu governo. O afago ocorre depois que a Folha publicou reportagem que tratava do distanciamento entre os dois.
Em nota, a Secretaria de Comunicação da Presidência afirmou que as informações não tinham fundamento e que Dilma e Temer “mantêm uma aliança e amizade permanentes, para além das intrigas”.
Dilma nunca teve uma relação próxima com seu vice, mas a situação se agravou no início do segundo mandato, especialmente depois que Temer apoiou a candidatura de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), considerado desafeto do Palácio do Planalto, para a presidência da Câmara.
NA GELADEIRA…
Dilma e Temer só estiveram juntos acompanhados de outras pessoas em atividades institucionais. Desde a disputa pelo comando do Legislativo, o vice-presidente foi colocado na “geladeira” palaciana, motivando ataques, inclusive, entre peemedebistas.
Diante de um cenário turbulento na política e na economia, a presidente chegou a ser aconselhada pelo ex-presidente Lula a buscar entendimento com o Congresso e principalmente com o PMDB.
O petista procurou alertar o Planalto de que o governo precisa dos congressistas para conter a inflação e garantir a aprovação das medidas de ajuste fiscal propostas pela equipe econômica.
Há problemas com o PMDB na Câmara e no Senado que prometem dificultar a vida do governo com a aprovação de propostas com impacto nos cofres públicos.
Com os problemas da articulação política da equipe de Dilma com o Congresso, o vice-presidente decidiu oferecer um jantar nesta segunda-feira (23) ao ministro Joaquim Levy (Fazenda) e a cúpula do PMDB, numa tentativa de discutir as medidas do ajuste fiscal e abrir um novo canal de interlocução.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Dilma está tendo de engolir a arrogância. Depois de se humilhar diante de Lula, que na quinta-feira antes do Carnaval a obrigou a ir a São Paulo e lhe pedir desculpas, agora se vê obrigada a elogiar Temer e o PMDB, que a derrotaram fragorosamente na eleição da presidência da Câmara. Como diz o velho ditado, nada como um dia atrás do outro… (C.N.)

24 de fevereiro de 2015
Deu na Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário