"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

DEPUTADO FEDERAL JOSÉ CARLOS ALELUIA (DEM-BA) DEFENDEU QUE O MP DEVE PEDIR PRISÃO PREVENTIVA DE LULA


"Precisamos agora ir atrás do dono do chiqueiro."
Bahia 247 - O deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA) subiu o tom das críticas e defendeu que o Ministério Público deve pedir a prisão preventiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por, segundo ele, estar "atrapalhando" as investigações da operação Lava Jato.
“Quem com porcos se mistura farelo come. E Lula criou um chiqueiro na Petrobras. Por isso, não tem cabimento estarem soltos o ex-diretor [da Petrobras] Renato Duque, o tesoureiro João Vaccari Neto e o próprio Lula. Eles estão atrapalhando a investigação”, disse Aleluia.
O deputado oposicionista foi além e chegou a dizer que o MP deve estender os denunciados para o governador Rui Costa (PT), o ex-governador Jaques Wagner (PT), o ex-presidente da Petrobras Sergio Gabrielli, e até a presidente Dilma Rousseff. “Não dá pra ficar com o sentimento de que quem vai para a cadeia são os achacados e nunca os achacadores", afirmou.
A presença do ex-presidente Lula na CPI da Petrobras, que será instalada nesta semana na Câmara, foi defendida por deputados e senadores da oposição. Entre os motivos alegados pelos congressistas está o fato de representantes de empreiteiras envolvidas na operação Lava Jato terem procurado o ex-presidente para evitar o colapso econômico das empresas. Nesta sexta-feira, o Ministério Público Federal do Paraná pediu o ressarcimento de R$ 4,47 bilhões de seis empresas envolvidas no esquema de corrupção na Petrobras. 
"São coisas que se conectam com a pressão sobre o ministro da Justiça, que recebeu advogados (dos executivos das empreiteiras) fora das agendas oficiais. Há todo um ambiente de pressão sobre o poder Judiciário, seja na primeira instância ou no âmbito do Supremo Tribunal Federal. É uma estrutura sendo movimentada com o intuito de abafar o caso", defendeu o líder do DEM na Câmara, deputado Mendonça Filho (PE).
24 de fevereiro de 2014
in movcc        

Nenhum comentário:

Postar um comentário