"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

AFUNDADA NA LAMA, AGORA DILMA QUER LEGISLAR CONTRA A CORRUPÇÃO. É MUITO CINISMO.



Dilma Rousseff e o PT perderam o último pingo de vergonha que tinham na cara. É de um cinismo deslavado a proposta de nova legislação para combater a corrupção, que a presidente pretende enviar ao Congresso para tentar mudar a avaliação de mais de metade dos brasileiros de que ela é desonesta, mentirosa e conivente com a corrupção.

Tudo que Dilma pretende corrigir ela ou seu partido cometeram nos últimos anos. 
É achar que os brasileiros são completos idiotas. Que continuam cegos diante de tantas mentiras. A última pesquisa Datafolha mostrou que a ficha caiu e que apenas os pobres diabos explorados eleitoralmente pelos programas sociais ainda sustentam este governo podre.

A primeira medida contra corrupção gestada dentro do mar de lama do Palácio do Planalto pretende transformar em crime o caixa dois das campanhas eleitorais. Durante todo o processo do Mensalão a defesa dos petistas era que este estratagema era um mal menor. Apenas um desvio de conduta e uma prática condenável moralmente. José Dirceu e companhia foram parar na Papuda por corrupção, formação de quadrilha e outros crimes. Por que não defenderam que caixa dois deveria ser crime à época do Mensalão, usando a sua utilização como um deslize qualquer?

Uma segunda proposta eleva a punição dos agentes públicos que apresentarem enriquecimento ilícito. Isto é uma jogada cretina e de má fé. Estamos todos vendo na Lava Jato que o dinheiro roubado dos cofres públicos alimenta contas secretas no exterior e que raramente o patrimônio do corrupto é ampliado. Que o dinheiro da propina vai parar na mochila do Vaccari, em dinheiro vivo. Ou em contratos das empreiteiras como José Dirceu para pagar "análises sociológicas".  

Agora vejam a terceira proposta: mudar a estrutura do Judiciário para acelerar o julgamento de autoridades que detenham foro privilegiado. Ora, o Supremo Tribunal Federal está funcionando precariamente, atrasando julgamentos porque Dilma Rousseff não nomeia o substituto de Joaquim Barbosa. Desde julho o STF funciona apenas com 10 ministros e tem sofrido com a falta de quorum qualificado para julgar questões constitucionais. Dilma, antes de propor mudanças, deveria fazer o tema de casa. 

A quarta e quinta propostas de Dilma também são pura perfumaria, pretendendo instituir ação civil pública de extinção de patrimônio, a fim de permitir o sequestro imediato de bens comprovadamente fruto de corrupção e acelerar o julgamento de processos que tratem de desvios de recursos públicos. Lembrem que a presidente foi a primeira a ficar indignada com o bloqueio dos bens de Graça Foster.

Dilma Rousseff manteve durante meses o tesoureiro João Vaccari Neto como conselheiro de Itaipu. Da mesma forma, sustentou por quase um ano a presidente e os diretores da Petrobras, blindando Graça Foster. Acaba de nomear para a presidência da Petrobras um suspeito de liberar empréstimo em bancos públicos rasgando todos os procedimentos internos, apenas porque a cliente era sua amiga. São casos e mais casos de acobertamento, leniência, até cumplicidade. Nas medidas da presidente contra a corrupção não há uma só que contemple estes casos. É como se a corrupção não estivesse dentro do seu governo e do seu partido. É muito cinismo.

13 de fevereiro de 2015
in coroneLeaks

Nenhum comentário:

Postar um comentário