"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

ALTERAÇÃO NOS BENEFÍCIOS DO INSS É O PRIMEIRO TESTE PARA O GOVERNO

       


A pressa da presidente Dilma Rousseff em desmentir a mudança no cálculo do rendimento básico do trabalhador faz todo sentido, porque se prevê que a alteração nos benefícios previdenciários, por meio de medidas provisórias (MPs) enviadas ao Congresso Nacional na semana passada, promete ser o primeiro grande teste para o governo no Legislativo para aprovação de matérias de seu interesse.

Para o governo, as mudanças vão gerar uma economia anual de R$ 18 bilhões aos cofres públicos. Elas passarão a valer assim que forem publicadas no Diário Oficial da União, mas as MPs precisam ser aprovadas em 120 dias pelo Congresso para que a eficácia seja mantida. Esse prazo começa a contar a partir do fim do recesso legislativo, em 2 de fevereiro.

PACOTE DE MALDADES

Se o termômetro for mesmo a minireforma previdenciária, a oposição promete dificultar ao máximo a votação e acusa Dilma de “mentir” durante a campanha eleitoral para, depois, adotar medidas impopulares.

“Essas medidas vão enfrentar muita resistência. Esse pacote de maldades tira do bolso dos trabalhadores e dos pensionistas e aposentados. Com todo o desastre na economia nos últimos quatro anos, estagnação e inflação alta, agora estão empurrando a conta de R$ 18 bilhões para o trabalhador”, criticou o líder do DEM, Mendonça Filho (PE).
Segundo o parlamentar, Dilma pratica “estelionato eleitoral” com a redução dos benefícios
Para o líder do PDT na Câmara, Félix Mendonça Júnior (BA), as MPs terão “total dificuldade” de aprovação no Congresso Nacional. O partido integra a base governista e comanda o Ministério do Trabalho.

“O PDT não concorda com nada que venha a tirar direitos adquiridos dos trabalhadores. Isso é um projeto da equipe econômico, não é da base aliada. Com essa equipe que está atuando, aumentando juros, a gente já fica apreensivo com o que vem. É uma equipe ortodoxa que acha que a melhor maneira de controlar inflação é aumentando juros em vez de aumentar produção”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário