"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 27 de dezembro de 2014

O VAREJO BRASILEIRO E O DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS


 
Há algum tempo, o varejo brasileiro participa de uma ação muito conhecida e que costuma atrair os olhares de todos os consumidores no mês de novembro, a tradicional Black Friday, quando são disponibilizadas promoções com descontos de até 70% nos mais variados tipos de produtos. Atualmente, é considerada a data mais agitada do varejo em diversos países, com recordes de vendas. O que muitos não sabem é que a Black Friday precede também no Brasil outra importante data, o Dia de Ação de Graças, cuja grandeza e simbolismo precisam ser observados.

Criado nos EUA, o Dia de Ação de Graças (conhecido também como "Thanksgiving
Day" - tempo de agradecer e doar) é o momento em que as famílias se unem em suas casas, em torno de uma mesa farta, para agradecer a Deus pelas conquistas obtidas durante o ano.

No Brasil, a data foi instituída pelo então presidente Gaspar Dutra, em 1949, por sugestão do embaixador Joaquim Nabuco. Apesar de sua existência, não aderimos a ela com devida veemência, talvez porque nosso Natal também tenha esse propósito de agradecimento e reunião familiar.

O Dia de Ação de Graças pode ser um momento de reafirmar aquilo que as empresas e suas respectivas entidades de classe que os representam fazem tão bem: a responsabilidade social.
 


Diante desse cenário, identifico a oportunidade para que o varejo brasileiro venha na vanguarda e protagonize uma ação em prol da comunidade na qual está inserida, visando estimular as empresas, e entidades de classe de forma individual, a desenvolverem singelas ações e que, somadas, pela grandeza do varejo, serão mais uma alavanca do desenvolvimento social que permitirá celebrar com mais fervor o já instituído Dia de Ação de Graças.

Os consumidores, mais atentos e bem informados, percebem a capacidade do varejo em estimular a Black Friday no Brasil, e ajudam ao fiscalizar e desenvolver mecanismos que garantam de fato as melhores ofertas. Por isso, seria muito bem aceito por esses consumidores ver o varejo dar ênfase nessa data tão significativa.

Acredito que com o varejo protagonizando o Dia de Ação de Graças, a Black Friday seria precedida de um dia cheio de boas ações e agradecimentos por parte dessas empresas e entidades de classe, geridas por profissionais que se importam muito com o bem estar da comunidade. Não se trata aqui de publicidade em torno da ocasião, mas de retribuição e desenvolvimento de ações sociais.

Para 2015 fica o sonho grande de que façamos uma reflexão para que todo o varejo se una e desenvolva o "Dia de Ações de Graças do varejo brasileiro", um dia para chamar de seu. Assim, poderemos dar um ‘Natal extra’ a tantas famílias, além de estimular que outros setores se engajem e olhem para fora de seus estabelecimentos, onde, aliás, está grande parte dos clientes que ainda não conquistamos, afinal #somostodosvarejo.

 
27 de dezembro de 2014
João Galassi é empresário, vice-presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e presidente do Conselho Deliberativo da Associação Paulista de Supermercados (APAS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário