"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

NATAL, UM TEMPO DE CATARSE


Noël 7 

O Natal tem muitas faces... Para alguns, tempo de oração e penitência. Para outros, uma data de encontros com a família e os amigos. Há os que não creem, e apenas passam o Natal sem atentar para os mistérios do Cristo.
Uma data especial para os cristãos, que comemoram o nascimento do Mestre Jesus, aquele que fez do Amor o único caminho da redenção dos homens.
Penso que o Natal é sobretudo um tempo de catarse, quando perscrutamos o nosso interior em busca da libertação dos nossos fantasmas.
Tempo de recolhimento, de silêncio, de meditação.
É o tempo de Jesus Cristo, um homem misterioso, fascinante, senhor de uma inteligência e de uma personalidade indescritíveis e intrigantes.
Ele abalou os alicerces da história humana com a sua própria história.
Sua vida e seus pensamentos atravessaram os tempos, varreram os séculos, ensinando gerações e gerações...
Sua vida foi árida, sem privilégios. Os sistemas religiosos e políticos não perdoaram a sua audácia de afrontar o poder de modo manso e enérgico.
Natal é pois, o tempo de Jesus Cristo...
Aqueles que  o amam, elevam seus pensamentos nessa data.

Assim, não vale trazer o mundo dos homens, com seus vícios, ganâncias e ambições. Sosseguemos o espírito e afastemo-nos um pouco dos tempos difíceis em que vivemos.

Paz e Amor a todos os que perambulam por esse blog. São os meus votos de Natal.

Voltaremos após as festas, embora possivelmente respingue aqui alguma notícia mais importante. De resto ficará o silêncio para o descanso da mente e do corpo.

24 de dezembro de 2014
m.americo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário