"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

EXAMES NÃO CONFIRMAM ENVENENAMENTO DE JANGO



Perícia dos restos mortais de Jango foi “inconclusiva”

As análises feitas nos restos mortais do ex-presidente João Goulart concluíram que não há confirmação de que ele tenha sido envenenado, suspeita levantada pela própria família do ex-presidente.

De acordo com os laudos produzidos por dois laboratórios internacionais – um da Argentina e outro de Portugal – e consolidados pela Polícia Federal brasileira, não foram encontradas substâncias suficientes que sustentem a tese do envenenamento.

Os laudos, no entanto, ponderam que o material analisado é de 37 anos atrás e, por isso, vestígios podem ter se perdido. Nesse caso, prevalece a tese de morte provocada por um infarto no miocárdio.

Exumação

A suspeita é de que Jango, como era conhecido, teria sido assassinado e não morrido de forma natural, no exílio, na Argentina, em 1976, 12 anos após ter sido deposto pelo golpe militar, em 1964.
O laudo da Polícia Federal se fixou na análise dos gases presentes na sepultura do ex-presidente, em São Borja, no Rio Grande do Sul. O corpo de João Goulart foi exumado em novembro do ano passado.

Já os laudos dos laboratórios se concentraram na análise dos restos mortais do ex-presidente. No atestado de óbito a causa registrada é de infarto do miocárdio.

02 de dezembro de 2014
Luciana LimaiG Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário