"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 21 de dezembro de 2014

DÁ PARA AGUENTAR?!

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=d-0qyfg7Lec


21 de dezembro de 2014

NOTA AO PÉ DO TEXTO

O distinto leitor, há de pensar com os seus botões: mas o que que é isso? Uma brincadeira de mau gosto? Uma 'pegadinha' ? Mas que diabo, afinal, é isso?
O distinto leitor fique sabendo que o seu espanto talvez seja compartilhado por milhares de pessoas que porventura tenham assistido este filminho.
É estarrecedor, e salvo o site boatos.org desminta e aponte tal espetáculo de cinismo como um hoax, continuaremos boquiabertos, repetindo por mais uma ou duas vezes o vídeo, com um nó no cérebro.
Mas a competência política de ludibriar e torcer os fatos adquiriu tamanha sapiência, que realmente começa a se aproximar dos mais divertidos programas de humor...
E assim vamos nós de cambulhada nesta democracia numérica, assistindo gratuitamente os grandes espetáculos, o grande teatro em que transformaram o país.
Pensamos com os nossos botões (o outro botão): e a mídia, a grande e a pequena mídia, os blogs etc... Todos mentindo unissonamente, numa sinfonia de patranhas, a cometerem crimes de responsabilidade por difamação da 'seriedade' de um partido e da transformação do maior símbolo nacional, o Palácio do Planalto, em um circo dos mais variados shows de humor? E a realidade dos fatos, o que fazer com ela? O que fazer com tantas denúncias, do mensalão ao petrolão?
Não acredito... Não posso acreditar que o dilúvio de notícias denunciando  crimes hediondos contra o país, seja mera invencionice de alguns desocupados, que na falta do que fazer, ficam nos contando histórias de horror...
Prefiro continuar estarrecido, pois assim mantenho alerta o espanto.
E o seu, caro leitor, é compartilhado pela nação atenta aos desmandos de um tempo que perdeu a noção política, em troca de um projeto de poder que nada tem a ver com a índole de um país, acostumado ao excesso de liberdade.
Até quando continuaremos como o país do carnaval, do futebol e da cerveja?
Que até hoje sejamos o país do futuro, torna-se cada vez mais urgente alimentar a esperança de que o presente acabe de uma vez, para adentrarmos na profecia da esperada grandeza...
E que cada filminho como esse, contribua para o despertar da nação (serve bem o cacófato: para despertar "a danação"!)
Mas que espera demorada!
m.americo

Nenhum comentário:

Postar um comentário