"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

CPMI: EX-DIRETORES DA PETROBRAS ACUSADOS DE PARTICIPAÇÃO EM DESVIOS PODEM SER CONVOCADOS

 

renato_duque_02Soltando a voz – Líder do PPS na Câmara dos Deputados, Rubens Bueno (PR) protocolou, nesta segunda-feira (22), requerimentos na secretaria da CPMI da Petrobras para a convocação dos ex-diretores da companhia Renato Duque, da área de serviços, e Nestor Cerveró, da área internacional.

Ambos foram apontados por Paulo Roberto Costa, também ex-diretor da estatal, durante o processo de delação premiada, como partícipes do esquema de desvio de recursos da estatal nos últimos dez anos.

De acordo com reportagem do jornal “Folha de S. Paulo”, publicada no último dia 20, Costa afirmou à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal que além da diretoria que ele comandava, a de Abastecimento e Refino, essas duas outras diretorias da empresa estavam envolvidas no esquema criminoso que superfaturava contratos com a petroleira para abastecer os cofres de partidos da chamada base aliada.

“São acusações graves, que demandam atitude imediata de nossa parte, uma vez que as denúncias não só estão amparadas pelo pressuposto da efetividade – exigência do próprio instituto da delação premiada, que requer provas concretas da veracidade das acusações – como se ajustam a outras imputações já levantadas na CPMI”, disse Rubens Bueno, citando o envolvimento de Cerveró na compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, negócio pelo qual Paulo Roberto Costa já afirmou ter ganho R$ 1,5 milhão em propina.

Outro ex-diretor que compartilhava da “conduta corrupta” de Paulo Roberto era Renato Duque, homem ligado ao ex-presidente Luiz Inácio da Silva. Dentre outras acusações que pesam sobre ele, está a de ter sido um dos convidados a participar de uma excursão endogastronômica a vinícolas argentinas, juntamente com Cerveró, a esposa e também Julio Faerman, suspeito de pagar propina a funcionários da Petrobras, em troca de contratos com a empresa holandesa SBM Offshore.

Mensagens eletrônicas descobertas em investigação interna da petroleira confirmam o convite.
Renato Duque foi indicado pelo PT para ocupar a diretoria de serviços. Era um dos membros do alto escalão da companhia mais próximos do partido no governo Lula. Cerveró era apoiado por petistas e peemedebistas.
Segundo a revista Veja, Duque foi uma indicação do ex-ministro José Dirceu e, nas diretorias indicadas pelos petistas, o dinheiro da propina era arrecadado por João Vaccari Neto, tesoureiro do PT.

23 de setembro de 2014
ucho.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário