"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 21 de março de 2014

SOCORRO


Lamentável o espetáculo de barganha política que o PT e os partidos da chamada base aliada estão exibindo à perplexa sociedade brasileira. 
São beicinhos, cochichos, muxoxos, más intenções fingidas e rebeliões festivas que envergonham o pobre contribuinte.    
 
Com pilhas de projetos de importância, referentes a questões de interesse público, alguns há décadas encalhados nos porões do nosso desprestigiado Congresso, as principais agremiações e seus  duvidosos  líderes estão empenhados numa mesquinha luta por espaço político visando a satisfazer basicamente as ambições particulares de poder. 
Com uma drástica redução dos dias de trabalho neste ano de oba-oba e eleições, sem alteração dos salários dos deputados, senadores e apaniguados que pululam nos gabinetes, o nosso Parlamento gastará incríveis R$ 23 milhões por dia em 2014. 
Trata-se de um preço demasiadamente alto para manter uma democracia onde o voto é obrigatório, os representantes do povo se engalfinham, sem nada produzir em nome de seus representados e os dois poderes estão dominados e aparelhados pelo executivo, ansioso também por amordaçar os meios de comunicação através da tentativa de imposição de suspeitos marcos regulatórios. 
Não há dúvida que a democracia é o melhor dos sistemas mas se sua relação custo-benefício atinge níveis desumanos, isto significa que está mais do que na hora de rever o modelo vigente. 
Mas por aqui, quem estará interessado em tal revisão? 
 
Só resta bradar desesperadamente por socorro!
 
21 de março de 2014
Paulo Roberto Gotaç é Capitão de mar e guerra, reformado

Nenhum comentário:

Postar um comentário