"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 5 de outubro de 2013

A SUÉCIA? VAI BEM, OBRIGADO!




Como vivem os parlamentares da Suécia, mal comparados com

http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=3aC4A7bSnXU


http://www.youtube.com/watch?v=ZxruR3Q-c7E&feature=related

Fico imaginando como deve sentir-se o cidadão sueco, cujo governo, além de transparente, tem em seus parlamentares a necessária dignidade para servir ao país, sem as mordomias e os fantásticos privilégios e demais honorários e gratificações que os nossos políticos possuem por aqui.

Brasileiro que sou, pagador de todas as despesas (supérfluas ou não), assistir como funciona o parlamento sueco, como trabalha o parlamentar e como serve ao seu país, desprovido das pompas e mordomias milionárias, causa um profundo desconforto, quando sabemos dos interesses pessoais que orientam os nossos homens públicos; como participa do poder, para angariar riqueza e prestígio, como faz da democracia a oportunidade para organizar a corrupção, a fraude, o peculato - sem ter qualquer sentimento de vergonha, sabendo-se sustentado por um povo que não recebe nada em troca, ou quase nada!

Ninguém tem o direito de ignorar a Suécia como um dos exemplos de verdadeira democracia, para que se possa ter um referencial crítico - além de ser um dos melhores países do mundo para se viver, além das belíssimas louras... Já é vezo antigo, no entanto, dizer que país como o Brasil não há!
Que o Brasil é o país do futuro (ou que estamos à beira do abismo...); que o Brasil é um país abençoado por Deus (não temos furacão, terremotos, tsunami... mas como diz a anedota: olha só os políticos que vicejam por lá!); que o Brasil é um verdadeiro paraíso (mas dizem as más línguas, que somos o campeão em arrecadação de impostos (dos mais altos do mundo, e que não sabemos para onde vão!); que o Brasil é o país do samba, carnaval e cerveja.

Outros preferem afirmar que é o país do futebol. Creio que já nos acostumamos a pensar o Brasil por esses desvãos: corrupção, violência, autoritarismo, desigualdade social, bolsões de miséria e pobreza...
Não temos a seriedade de olhar esse país pela prática abusiva do poder que conferimos, democraticamente, aos nossos políticos, que lá deveriam estar para dar dignidade ao cargo e responder pelo bem público e pela cidadania do seu povo.

Poucos políticos lutam pela moralidade, pelos interesses da cidadania, por projetos que penalizem a corrupção, por mecanismos que tragam benefícios reais ao país.
Caminhamos aos tropeções, ganhando alguma coisa aqui, outra acolá, depois de longos anos de luta. Até a década de 90, o parlamentar sueco dormia em sofá-cama!
Veja no vídeo como vivem hoje: de forma modesta, sem ostentação, sem mordomias. Veja e compare-os com a indecência do nosso Congresso Nacional, que não respeita o dinheiro do povo, não respeita o povo e lá estão para usufruir de todos os privilégios possíveis.

Por toda essa arengação, mais valem dois vídeos para nos mostrar quão distantes estamos do “país do futuro”, que pelo andar da carruagem, não deve nos mostrar uma realidade muito diferente. Viva a Monarquia, onde os chalaças eram bem mais inofensivos!
Quem viver verá!

05 de outubro de 2013
m.americo

Nenhum comentário:

Postar um comentário