"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

COMETA INTERESTELAR ESTÁ PASSANDO PELO SISTEMA SOLAR





“A alta velocidade indica não só que o objeto provavelmente se originou fora do nosso sistema solar”, diz astrônomo da NASA.

Na manhã de 30 de agosto, em algum lugar da Crimeia, o astrônomo Gennady Borisov fez uma das descobertas mais ansiosamente aguardadas pela comunidade científica: um cometa de origem interestelar.

Batizado C/2019 Q4 (Borisov), o viajante galáctico virou o centro das atenções. Em um comunicado da NASA, o astrônomo Davide Farnocchia falou sobre o cometa:

“A alta velocidade indica não só que o objeto provavelmente se originou fora do nosso sistema solar, mas também que está só de passagem e vai voltar ao espaço interestelar.”

A órbita do cometa não fica girando em loop infinito ao redor do Sol, ou seja, ele não é gravitacionalmente vinculado ao nosso sistema.

Ao invés disso, o corpo celestial forma um arco que o traz para perto do Sistema Solar interior.

No dia 26 de outubro, ele cruzará a eclíptica — o disco em que orbitam os planetas. Já em 8 de dezembro, vai atingir seu ponto mais próximo do Sol, o periélio, quando estará a 300 milhões de quilômetros da estrela, informa a revista Super Interessante.


18 de setembro de 2019
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário