"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 4 de junho de 2019

BOLSONARO COLOCA UM PONTO FINAL EM EMBAIXADA CRIADA POR LULA



Araújo está fechando algumas embaixadas abertas por Lula. Ao todo, 67 novas representações no exterior foram criadas durante as gestões do petista.

O expansionismo da rede de embaixadas nos governos do Partido dos Trabalhadores (PT) começa a ser revertido pelo ministério das Relações Exteriores do presidente Jair Bolsonaro.

De forma silenciosa, o chanceler Ernesto Araújo deu o pontapé inicial no processo de enxugamento de embaixadas abertas pelo petista Lula da Silva entre 2003 e 2010.

Nesse período, segundo o jornal Valor Econômico, foram criadas 67 representações diplomáticas do Brasil no exterior, principalmente em pequenos países do Caribe e da África.

Estas embaixadas fizeram parte das campanhas deflagradas por Lula para alcançar a chefia de organismos internacionais, assim como na ofensiva por um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU.

Cinco representações já foram fechadas: Roseau (Dominica), St. John’s (Antígua e Barbuda), St. George’s (Granada), Basseterre (São Cristóvão e Névis) e Kingstown (São Vicente e Granadinas).


04 de junho de 2019
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário