Fórum para a Democracia (FvD), partido liderado pelo direitista Thierry Baudet, tem agora a maioria no Senado na Holanda.
O FvD superou o partido do primeiro-ministro, Mark Rutte, segundo os resultados divulgados nesta quinta-feira (21) das eleições provinciais na Holanda.
O líder partidário Thierry Baudet é classificado pela velha imprensa internacional com os tradicionais rótulos utilizados contra políticos de viés direitista.
“Baudet é conhecido por suas declarações sexistas, antimigratórias, eurofóbicas, antifeministas”, diz a agência EFE.
Ao que tudo indica, a população holandesa não compartilha da mesma opinião que os veículos de imprensa.
Pela primeira vez desde as reformas políticas de 1917, um partido recém fundado como o FvD (2016) se tornou maior que as três tendências estabelecidas: confessional, liberal e social-democrata.
Com 93% dos votos apurados, a coalizão governista – formada pelos liberais VVD, Chamada Democrata-Cristã (CDA), Democratas 66 e União Cristã – perdeu a maioria porque soma apenas 31 das 75 cadeiras do Senado, que tem a última palavra para a aprovação das leis na Holanda.
Embora o FvD tenha os mesmos 12 senadores que o partido de Rutte, na realidade, a legenda direitista supera em votos os liberais, se tornando o maior partido do Senado em número de eleitores.
21 de março de 2019
renova mídia
Nenhum comentário:
Postar um comentário