"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

PRESIDENTE DO BNDES É ALVO DE OPERAÇÃO DA PF SOBRE FUNDO DE PENSÃO DOS CORREIOS

O presidente do BNDES, Paulo Rabello de Castro (Foto: Darlan Alvarenga/G1)
Rabello é pré-candidato à Presidência pelo PSC

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Paulo Rabello de Castro, é um dos alvos da operação Pausare, deflagrada nesta quinta-feira (1º) pela Polícia Federal para esclarecer suposta atuação de uma organização criminosa especializada no desvio de recursos do Postalis (Instituto de Seguridade Social dos Correios e Telégrafos), fundo de pensão dos funcionários dos Correios.

Segundo informado ao blog, a casa do presidente do BNDES no Rio de Janeiro foi alvo de busca e apreensão, e ele foi à Polícia Federal em Brasília para prestar esclarecimentos. Segundo a Polícia Federal, a má gestão dos recursos e os desvios investigados geraram déficit de aproximadamente R$ 6 bilhões no Postalis.

OUTROS ALVOS – Entre os alvos das medidas judiciais da operação, há empresários em suposta articulação com gestores do fundo de pensão, dirigentes de instituição financeira internacional, empresas com títulos em bolsas de valores e instituições de avaliação de risco.

Rabello de Castro é fundador da SR Rating, primeira empresa brasileira de classificação de riscos de crédito, segundo o perfil dele no site do BNDES.

O G1 procurou a assessoria de Rabello de Castro e aguardava resposta até a última atualização deste texto. O BNDES informou que não comentará.

NOTA DA AGÊNCIA – Por meio de nota, a SR Rating informou que está à disposição das autoridades. Leia a íntegra da nota:

O comitê de classificação de risco da agência aprovou, entre 2009 e 2010, operações de crédito realizadas para o Grupo Mudar. Por norma, as agências de classificação de risco não têm acesso a informação sobre os futuros compradores, entre eles o Postalis.

O economista Paulo Rabello de Castro é um dos sócios da SR Rating. Hoje, ele que estava em Brasília, após ter conhecimento da operação de busca e apreensão em sua residência, no Rio, se dirigiu voluntariamente para prestar esclarecimentos à Polícia Federal.

A SR Rating reafirma a qualidade técnica e a independência das operações classificadas pelo seu comitê.

Com 25 anos de atuação no mercado, a SR Rating reafirma seu compromisso com o rigor e a excelência técnica das suas análises e está à disposição das autoridades.


02 de fevereiro de 2018
Matheus Leitão
G1 Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário