"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 23 de dezembro de 2017

CLIMA É DE SILÊNCIO NA FÁBRICA DA EMBRAER SOBRE AS NEGOCIAÇÕES COM A BOEING

Resultado de imagem para embraer e boeing sindicato
Do lado de fora da fábrica, sindicalistas protestam
O clima foi de silêncio entre os funcionários na porta da fábrica da Embraer em São José dos Campos (SP) na manhã desta sexta-feira (22). A notícia de uma eventual compra da Embraer pela Boeing pegou de surpresa os trabalhadores na sede da empresa. Na entrada da fábrica, funcionários abordados pela reportagem preferiram não se manifestar sobre possíveis impactos acarretados pela fusão. A maioria alega falta de informação e conhecimento para poder avaliar como a negociação irá afetar a empresa e os trabalhadores brasileiros.
“Ninguém sabe de nada, não temos informação, só sei o que saiu na imprensa. Foi uma surpresa para todos nós, mas não sei dizer se será bom ou ruim. Vamos esperar, não adianta criticar sem saber o que está realmente acontecendo”, disse um metalúrgico que trabalha no primeiro turno da fábrica e que pediu o anonimato.
FIM DE ANO – Outro trabalhador, que também não quis se identificar, disse que a negociação entre as duas empresas não afetou o clima da festa de confraternização dentro fábrica nesta sexta-feira. “Hoje estamos todos comemorando, é o último dia de trabalho, ninguém está preocupado com isso. A direção da Embraer deve se pronunciar e explicar tudo quando voltarmos, no dia 3”, disse.
A Embraer emprega cerca de 16 mil trabalhadores no Brasil. Nas fábricas de São José dos Campos, a sede, são cerca de 12 mil funcionários. Empresários do setor aeronáutico dizem acreditar que uma fusão entre a Embraer e a Boeing em benefícios para toda a cadeia produtiva. Mas o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos realizou um ato em frente à Embraer, na manhã desta sexta-feira (22), ressaltando para os trabalhadores os possíveis impactos negativos que seriam gerados pela fusão.
POLÊMICA – “A venda da Embraer coloca em risco não só o emprego mas a própria soberania do país”, disse o vice-presidente do sindicato, Herbert Claros.
“Essa história que a Boeing pode acabar com as fábricas da Embraer no Brasil não tem sentido. Qualquer que seja a negociação com a Boeing, toda a cadeia produtiva só tem a ganhar”, disse Francílio Graciano, presidente do grupo Troya e representante do cluster aero no Conselho do Parque Tecnológico São José dos Campos. O cluster reúne cerca de 100 empresas e emprega cerca de 6.000 trabalhadores.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Com esta polêmica, as ações da Embraer devem subir de preço, porque o interesse da gigantesca Boeing, orgulho da indústria aeronáutica americana, comprova a excelência e a importância da empresa(C.N.)


23 de dezembro de 2017
Tânia Campelo
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário