"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 22 de julho de 2017

TRAJETÓRIA DO CRESCIMENTO ECONÔMICO


Em maio passado, o crescimento econômico retornou ao campo negativo quando o governo reconheceu, antecipadamente, outra contração da economia com elementos colhidos, em parte, antes da eclosão de mais um capítulo vergonhoso da crise política que vem comprometendo seriamente o atual governo e influenciando significativamente a confiança dos agentes econômicos.

O leve sorriso exibido no semblante da economia brasileira com os resultados positivos em sua atividade econômica a partir de janeiro desse ano (+ 0,51%), fevereiro (+1,35%) e abril (+ 0,15%) sendo que, este último, patrocinado pelo agronegócio e o elevado nível das exportações, levou o governo a comemorar o "fim da recessão", após atravessarmos um longo período de onze trimestres altamente recessivos. Novamente, fomos forçados a ter que aceitar outro choque de realidade com o número recentemente divulgado do IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central).

O indicador, que é conhecido como uma espécie de prévia do Banco Central(BC),criado para tentar antecipar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) divulgado trimestralmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sinalizou uma queda de 0,51%, muito acima do esperado pelo mercado financeiro no quinto mês do ano comparando-o com abril, já dessazonalizado (ajustado para o período). Em 2017, é o segundo resultado negativo do indicador e a maior queda desde agosto do ano passado, que abrange projeções relacionadas à produção nos setores de serviços, indústria e agropecuária, assim como o impacto dos impostos sobre os produtos.

O primeiro recuo foi verificado em março (-0,46%), ao final do primeiro trimestre do exercício, quando a economia provavelmente atingiu um ponto de inflexão e, dessa forma, deixou transparecer que a consequência desse resultado vem reforçar que a retomada do crescimento será intercalada de altos e baixos e será altamente influenciada pelos próximos capítulos da vergonhosa crise política, considerada a pior da história nacional, na qual se observa uma visível e crescente decadência moral e ética no campo interno e uma preocupante descrença externa quanto ao futuro do Brasil.

Até então, o mais provável é que o crescimento da economia venha a continuar debilitado e, principalmente, volátil, ao menos até o final deste ano, em função do progressivo e elevado clima predominante de incerteza política aliado a outros fatores de aspectos estruturais.

Os analistas do mercado financeiro são acostumados a lidar com riscos, evidentemente ao assistir tanta incerteza prevalecendo em nosso ambiente doméstico e, também, uma série de indefinições visíveis que poderão começar a contaminar as projeções de crescimento para 2018. Para alguns deles, o Brasil deixou o fundo do poço desde meados do ano passado; o que na verdade os preocupa é a velocidade da recuperação, a qual, atualmente, vem se destacando pelo ritmo bastante lento, que evita escaparmos definitivamente do precipício a que fomos arremessados por uma inescrupulosa seita criminosa e amplamente inconsequente.

A queda em nossa atividade econômica continua favorecendo conceitualmente a flexibilização na trajetória da taxa básica de juros da economia (Selic), que vem sendo executada com maestria pelo BC, prevendo-se mais um admirável corte consecutivo de 1 ponto percentual(atualmente está fixada em 10,25%), sendo prudente não acelerar demais o passo na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (COPOM) prevista para o 26 de julho próximo.

A mudança de rumo realizada na política econômica foi extremamente importante para o País, pois os desequilíbrios macroeconômicos causados pelos governos petistas passaram a ser vistos com especial atenção; esta mudança está abrindo uma interessante oportunidade para setor privado ao promover uma onda de concessões e a adoção de consistentes marcos regulatórios.

Espero que a atual estratégia econômica não venha a ser modificada pelo menos até 2018, quando teremos um novo mandatário eleito pelo voto popular; independente do desfecho que possa acontecer à atual crise política, pressinto ser este um ponto indiscutível. É possível até que a política econômica venha a sofrer alguns desvios quanto ao timing e suas correções, o que, sem dúvida, serão fundamentais. Da mesma forma, a natureza das reformas, caso todas elas sejam aprovadas também poderão sofrer alinhamentos, mas quanto à sua direção, não é aconselhável alterá-las. Para mim, não é uma questão de opção ideológica, mas uma opção puramente pragmática.

Na realidade, necessitamos apontar caminhos para que a política econômica siga numa trajetória correta; acho que estamos num momento único, enquanto sejam permitidos ajustes no modelo, sem os custos de reputação do oportunismo político.

22 de julho de 2017

Arthur Jorge Costa Pinto é Administrador, com MBA em Finanças pela UNIFACS (Universidade Salvador)

Nenhum comentário:

Postar um comentário