"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 29 de julho de 2017

TEMER SUBORNA DEPUTADOS PARA FUGIR DE LOURES E DO STF, MAS ESBARRA NO IBOPE

Resultado de imagem para Temer pesquisa charge
Charge do Ivan Cabral (Charge Online)
Numa atuação continuada e vergonhosa, que o deixa muito mal na história do Brasil, no presente e no futuro, o presidente Michel Temer desencadeou uma onda de corrupção a deputados federais para barrar a sequência do processo em que é acusado pelo Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot. Na realidade Temer está fugindo de Rocha Loures e do STF, porém não consegue iludir a opinião pública. Formou um clube de corruptores e corruptos igual ao que nos governos Lula e Dilma Rousseff se instalou na Petrobrás. E também, não se deve esquecer, atuou no BNDES, de onde partiram financiamentos com juros favorecidos à Odebrecht e à JBS.
Um lugar que está reservado ao presidente da República no palco da história do Brasil é dos piores que foram reservados através do tempo a políticos brasileiros. Michel Temer, assim agindo, joga Rodrigo Rocha Loures no abismo e pode escapar, à primeira vista, do julgamento pelo STF. Mas não escapa da frontal condenação pela opinião pública brasileira.
REPROVAÇÃO – Reportagem de Eduardo Barreto e Cristiane Jungblut, em O Globo desta sexta-feira, destaca o resultado de pesquisa do Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria. Michel Temer bateu o recorde de reprovação, alcançando o índice de 70%. Os que o aprovam são apenas 5%. 21% ficaram entre um extremo e outro, 4% não responderam ao levantamento.
Nessa dimensão popular é que vai ter início na próxima semana o debate na Câmara de Deputados entre os que lutam para que o julgamento pelo STF se realize e os que querem impedi-lo, abastecidos por verbas que escandalosamente lhes têm sido destinadas pelo Palácio do Planalto. O ministro Henrique Meirelles permanece em silêncio.
ULTRAPASSAGEM – Aliás, o Ministro Henrique Meirelles está sendo ultrapassado nas decisões econômicas do governo. A prova é fato de que o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira (matéria de Geralda Doca, O Globo), tomou a frente das iniciativas para elevar a contribuição previdenciária dos servidores públicos e também propor elevação de mais impostos. O chefe da equipe econômica, Henrique Meirelles, está perdendo espaço na Esplanada de Brasília. Elio Gaspari tinha razão no seu artigo de quarta-feira, no Globo e na Folha de São Paulo.
Mas falei que Michel Temer tenta escapar, não só do STF, como também de Rodrigo Rocha Loures. Esse ângulo da questão encontra-se muito bem colocado na reportagem de Maira Magro, na edição do Valor que está nas bancas. Ela lembra que se a Câmara dos Deputados barrar o processo contra o presidente da República, o processo de corrupção contra Rocha Loures passará à primeira instância, uma vez que ele não tem foro privilegiado. Está na suplência da Câmara.
CONDENAÇÃO CERTA – Isso significa praticamente uma condenação certa, pois Loures foi filmado recebendo a mala com dinheiro. Depois entregou 465.000 reais à Superintendência da Polícia Federal em São Paulo. Faltavam 35.000. Dois dias depois ele os depositou numa agência da Caixa Econômica Federal, na conta do governo. Portanto, ele não tem saída. Ao devolver o dinheiro, Loures se tornou réu confesso..
Michel Temer não se preocupa com ele. Rocha Loures tem motivos suficientes para se preocupar com seu próprio destino.

29 de julho de 2017
Pedro do Coutto

Nenhum comentário:

Postar um comentário