"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 29 de julho de 2017

AMANTE DE BENDINE SE DEFENDE DE ACUSAÇÕES DE PREJUÍZO AOS COFRES PÚBLICOS


Valdirene alega que fez tudo dentro da lei
Sem querer opinar sobre a prisão do ex-presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, a socialite Val Marchiori defendeu-se das acusações de que foi favorecida por meio de empréstimos concedidos pelo BNDES e de patrocínio do Banco do Brasil, para aparecer na TV, na época em que Bendine era presidente da instituição financeira. Valdirene afirmou que tem convicção de que não praticou ilegalidades, “tampouco recebeu quaisquer espécies de benefícios indevidos do BB”. Val, como gosta de ser chamada, está curtindo dia de sol em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, e afirma não querer comentar a situação “do senhor Aldemir Bandine (sic)”.
Por meio de uma nota que começa com seu já conhecido “hello”, Marchiori diz que a operação com o BNDES “foi absolutamente regular e transparente”, e lembra que a 10ª Vara Criminal Federal de São Paulo rejeitou a denúncia do Ministério Público Federal, mas que o “MPF continua a tentar reavivar o assunto”.
FORA DO PADRÃO – De acordo com reportagem da “Folha de S. Paulo”, em 2013 o Banco do Brasil emprestou R$ 2,7 milhões para Val Marchiori a partir de uma linha subsidiada pelo BNDES, o que contrariaria normas internas dos dois bancos, já que a empresária teria crédito restrito por não apresentar capacidade financeira, além de não ter pago empréstimo anterior ao BB. Bendine negou as irregularidades. Para rebater a denúncia, o banco afirmou que a análise do empréstimo foi dada por três comitês, que envolveram no mínimo 17 técnicos de carreira, antes do aval do BNDES.
Dona de um canal na internet em que faz um tour pelo closet, dá dicas de relacionamento, entre outras amenidades, Val afirma que o contrato de financiamento foi injustamente colocado sob suspeita e que ele “não causou qualquer prejuízo aos cofres públicos, já que, além de ter sido feita de acordo com os trâmites legais, se encontra com os respectivos pagamentos em dia”.
“Tenho a convicção, contudo, de que a rejeição da denúncia será mantida, porque a acusação é absolutamente insubsistente!”, conclui ela, que vende batons e camisetas numa loja online.
VOANDO A JATO – Além das acusações sobre o empréstimo, em 2015, o ex-vice-presidente do Banco do Brasil Allan Toledo disse em depoimento ao Ministério Público Federal (MPF) que Aldemir Bendine deu carona para Marchiori, num jato a serviço do Banco do Brasil, na época em que era o presidente da estatal.
A socialite não comentou o assunto.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Na época do romance com Bendine, o Banco do Brasil também patrocinava as extravagantes participações de Valdirine no programa de Amaury Júnior. Em qualquer país minimamente civilizado, Bendine já deveria estar em cana há muito tempo, mas Dilma preferiu nomeá-lo para presidir a Petrobras. (C.N.)


29 de julho de 2017
Luiza Souto
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário