"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

PIADA DO ANO: RODRIGO MAIA CRITICA "FIXAÇÃO DA IMPRENSA" PELA DEFESA DA LAVA JATO


Resultado de imagem para rodrigo maia charges
Charge do Elvis, reproduzida do Humor Político
Reeleito há menos de uma semana presidente da Câmara, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) se irritou na manhã desta quarta-feira (8) com jornalistas que o questionaram sobre a aprovação, no dia anterior, da urgência na tramitação de um projeto que tira poderes do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). 

O projeto de lei veda a possibilidade de o TSE punir partidos que não apresentem ou tenham rejeitada a prestação de contas anual. O texto revoga ainda o artigo da Lei dos Partidos Políticos que dá ao tribunal a função de emitir instruções para detalhar o funcionamento da lei.
Com a aprovação da tramitação em regime de urgência, o projeto pode ir à votação. A Operação Lava Jato descobriu o uso da estrutura financeira de algumas legendas em atos de corrupção.
Maia disse que a imprensa tem “fixação” pela Lava Jato. Apelidado de “Botafogo”, Maia é citado como beneficiário de R$ 600 mil na delação da Odebrecht, o que nega. Seu sogro, o agora ministro Moreira Franco (Secretaria Geral da Presidência), também aparece na delação.
ALEGAÇÃO – Segundo Maia, a urgência do projeto foi aprovada para discutir apenas um ponto do texto, o que trata dos diretórios provisórios.
As cúpulas nacionais dos partidos querem manter o poder de ter direções estaduais e municipais provisórias. Com isso, asseguram poder de influência muito maior sobre suas instâncias inferiores, fortalecendo o “caciquismo” dentro das legendas.
“A imprensa hoje divulga de forma equivocada e com pouca apuração sobre qual o objetivo da votação da urgência do projeto de ontem. No plenário foi dito que só tinha um objetivo naquele projeto que é a parte que fala dos diretórios provisórios, já que o TSE, por resolução, legislou. Dentro do projeto que foi aprovada a urgência, é a única parte que queremos tratar. Não haverá e nunca houve intenção do parlamento de votar a parte que foi polemizada”, afirmou Maia.
FICOU CALADO – Apesar da negativa desta manhã, Maia teve a oportunidade de se manifestar publicamente sobre o tema no plenário, na véspera, mas permaneceu calado.
Na ocasião, o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) foi à tribuna discursar contra o projeto: “O problema desse projeto, e aí nós somos contra a sua urgência, é que ele, sob a capa aparentemente meritória de assegurar autonomia na gestão financeira dos recursos de partidos políticos, na verdade (…) retira prerrogativas que consideramos importantes do órgão fiscalizador geral, a Justiça Eleitoral, e do Tribunal Superior Eleitoral”.
Presidindo a sessão a poucos metros de Alencar, Maia se limitou a dizer após o discurso do deputado do PSOL: “A Presidência solicita aos senhores deputados que tomem os seus lugares a fim de ter início a votação pelo sistema eletrônico”.
DÁ GARANTIA – Maia disse que a garantia de que não haverá apreciação de todo o texto com as limitações ao TSE é ele. “A garantia é a minha palavra. A palavra do presidente da Casa”, afirmou. “Este tema é uma espuma para especulação da imprensa, talvez por um dia com menos notícia”, disse Maia diante da insistência dos jornalistas.
Ao ser questionado se a votação do projeto não seria uma tentativa de evitar punições referentes à Lava Jato, Maia respondeu de forma curta e encerrou a entrevista.
“Você me desculpe. Esta pergunta é uma pergunta absurda. Não faz nenhum sentido essa fixação que a imprensa tem na Lava Jato, ela não está nesta matéria em votação na Câmara dos Deputados”, disse Maia.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – A garantia de um político amestrado e pusilânime como Rodrigo Maia vale exatamente a mesma coisa do que uma nota de três dólares. Esse projeto desmoralizante, que certamente será derrubado pelo Supremo, é apenas a ponta do iceberg. Vai ser difícil preservar a Lava Jato. É ameaça de todos os lados. (C.N.)


08 de fevereiro de 2017
Daniel Carvalho e Ranier Bragon
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário