"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

OPOSIÇÃO APRESENTA PEDIDO DE INVESTIGAÇÃO SOBRE TEMER E MOREIRA FRANCO


Resultado de imagem para moreira franco blindado charges
Ilustração reproduzida do Blog do Saci-Pererê
Senadores da oposição apresentaram nesta terça-feira (dia 7) um pedido de investigação ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, sobre o presidente Michel Temer e o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco (PMDB-RJ), pelo suposto crime de obstrução de Justiça. Os parlamentares consideram que a nomeação de Moreira é uma “manobra política” para blindá-lo.
“É ostensivamente uma manobra política para blindar um alvo da operação Lava Jato sob o abrigo de uma pasta ministerial. A referida artimanha representa um verdadeiro escárnio às instituições da República”, diz um trecho do pedido. O texto é assinado por Randolfe Rodrigues (Rede-AP), João Capiberibe (PSB-AP), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Lídice da Mata (PSB-BA), Regina Sousa (PT-PI) e Lindbergh Farias (PT-RJ).
“Trata-se de mais um lamentável episódio de abuso imoral e escancarado de prerrogativas, em que o presidente da República se presta à condenável tentativa de obstruir o exercício da jurisdição, para proteger seus apaniguados”, continuam os parlamentares.
FORO PRIVILEGIADO – Moreira, então secretário do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), assumiu como ministro da recém-criada pasta da Secretaria-Geral na última sexta-feira (3). Com a decisão, o peemedebista passou a ter prerrogativa de foro privilegiado. Ele já foi citado o ex-vice-presidente da Odebrecht Cláudio Melo Filho, no âmbito da operação Lava Jato, como beneficiário do esquema de corrupção.
O grupo alega ainda que a nomeação é “contraditória”, pois o governo decidiu criar novos ministério durante período de austeridade econômica. Segundo os parlamentares, é suspeito que Temer tenha decidido aumentar o número de pastas alguns dias após a homologação dos 77 acordos de delação premiada da Odebrecht.
Eles também lembram decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que cassou a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no ano passado, como chefe da Casa Civil. À época, Gilmar entendeu que houve desvio de finalidade na nomeação, pois, segundo ele, a então presidente Dilma Rousseff tomou a decisão apenas para garantir que Lula tivesse foro privilegiado

08 de fevereiro de 2017
Deu no Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário